ACM considera corregedoria "louvável", mas diz que CPI não está sepultada
- Não se pode dizer que a CPI da corrupção está sepultada. Aliás, o objetivo do pacote é exatamente o de tentar sepultar a CPI. Também não sei se a Corregedoria resolverá o problema, mas precisamos acreditar. Foi dado um passo, mas temos de ver se vai funcionar ou se foi uma malandragem - acrescentou.
Depois de sustentar que o presidente da República "deveria ter mais humildade" e reconhecer que só tomou as medidas anti-corrupção por causa do clima criado por suas denúncias, o ex-presidente do Senado manifestou-se favorável ao projeto, anunciado pelo presidente, destinado a punir com maior rigor denúncias caluniosas.
O senador contestou a afirmação do presidente da República de que as investigações do governo começaram antes das denúncias dos últimos meses.
- O presidente, se quiser, pode divulgar três cartas que enviei a ele, há muito tempo, abordando o problema. Para duas, ele deu resposta. Na terceira, me chamou ao Planalto - afirmou.
Lembrando que foi ele o primeiro a tratar publicamente do problema, Antonio Carlos disse que as irregularidades descobertas na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudan) devem ser investigadas "até as últimas conseqüências". Ele informou que as irregularidades já estão em 376 milhões de reais e podem chegar a 1 bilhão. O ex-presidente do Senado voltou a afirmar que, se o presidente da República tivesse tomado providências "há mais tempo", a situação não se teria agravado e 89% das pessoas entrevistadas "não diriam que há necessidade da CPI da corrupção", como mostrou recente pesquisa.
02/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Redecker diz que investigação sobre o Executivo "está sendo sepultada"
Tuma diz que depoimento de funcionário à Corregedoria já está com conselheiros
Ação da Corregedoria está circunscrita ao Poder Executivo, diz Anadyr
Tuma diz que investigação da Corregedoria sobre Gim Argello está encerrada
JADER: PROPOSTA DE ACM DE COMBATE À POBREZA É "GESTO LOUVÁVEL"
Garibaldi considera que nova CPI está fadada a não ter êxito