ACM critica governo Lula por readmitir Reginaldo Muniz no Ministério da Saúde



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) considerou escandalosa a readmissão de Reginaldo Muniz no Ministério da Saúde, no cargo de ouvidor da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, depois de ter sido afastado por suspeita de participação em irregularidades em licitações para a compra de hemoderivados, meses atrás.

- Isso é um escândalo! Será que, em tão pouco tempo, ele foi inocentado de todas as acusações, a ponto de voltar ao ministério no cargo de ouvidor, posição que precisa de bons ouvidos? Se não era culpado, então era surdo, porque nada ouviu do barulho de desvio de recursos públicos que estavam acontecendo sob sua administração - indignou-se.

Antonio Carlos protestou, ainda, contra as enormes indenizações que estão sendo concedidas aos chamados anistiados, por terem sofrido perseguição durante o regime militar. Ele citou o caso de um piloto, José Caetano Lavorato Alves, que recebeu R$ 2,5 milhões mais pensão mensal de R$13 mil, conforme reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

- Vamos parar com isso! São milhares de anistiados. O que se quer é provocar as Forças Armadas, e o vice-presidente José Alencar, como ministro da Defesa, não conseguirá segurar esses militares. Até mesmo o presidente Fernando Henrique Cardoso, que também recebe pensão, já afirmou serem absurdas essas indenizações milionárias - advertiu.

O senador pela Bahia instou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a responder a seu requerimento de informações, indagando sobre os critérios que a Comissão da Anistia está usando para conceder indenizações e pensões a essas pessoas.

Antonio Carlos criticou, ainda, o excesso de medidas provisórias, que estão dificultando as votações no Congresso Nacional, bem como o hábito do presidente Lula de colocar nos ministérios candidatos derrotados nas eleições. Para ele, bons resultados políticos não se conseguem dessa maneira, isso se obtém com os vitoriosos, concluiu.

Em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) disse ter estranhado o fato de Reginaldo Muniz ter sido readmitido no Ministério da Saúde, depois do escândalo dos hemoderivados.



23/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reginaldo Duarte destaca artigos com críticas ao governo Lula

Mozarildo critica atuação do governo Lula na saúde pública

ACM critica Lula por manter Waldir Pires no Ministério Defesa

Agripino critica demora de Lula em escolher novo ministério

Reginaldo Duarte elogia artigo "A vacilação de Lula"

Reginaldo Duarte critica uso de recursos para recuperação de rodovias no pagamento de dívidas