Mozarildo critica atuação do governo Lula na saúde pública



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu seriedade ao governo Luiz Inácio Lula da Silva no trato de questões ligadas à saúde pública. Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (10), o parlamentar acusou o governo de manipular dados estatísticos sobre algumas doenças, como a dengue, e, assim, passar uma imagem equivocada sobre seu avanço no país.

A reportagem "Mosquito na gangorra" - publicada pelo jornal Correio Braziliense nesta sexta-feira (10) - deu respaldo às críticas de Mozarildo ao governo Lula. Segundo o texto, "o número de casos de dengue na era Lula é 22% maior do que na FHC", embora tenha caído 49,8% na comparação do primeiro semestre de 2009 com o mesmo período de 2008. A indignação de representante de Roraima foi motivada pelo fato de o atual governo destacar essa última informação e usá-la como uma "grande vitória".

- Isso mereceria que o governo tivesse mais preocupação e vergonha na cara ao lidar com números, para não enganar a população - protestou.

Outra matéria - "Governo desiste de projeto que cria fundações estatais e moderniza gestão da saúde" - fez Mozarildo lamentar que pressão do PT tenha levado o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a desistir de projeto de implantação de fundações estatais de direito privado no setor em tramitação no Congresso. O texto foi veiculado pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (10) e informava que a intenção da proposta era modernizar a gestão da rede pública de saúde por meio, por exemplo, da cobrança de metas e da contratação de servidores pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Apesar de reconhecer o esforço de Temporão em melhorar a saúde pública no país, Mozarildo recordou outro "recuo" do ministro, quando, após apontar a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) como um "antro de corrupção", teria rechaçado essa afirmação e mantido a diretoria da instituição.

- É preciso modernizar a gestão da saúde e ser honesto na aplicação dos recursos - cobrou.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) elogiou Mozarildo por comentar em Plenário o tratamento dado às doenças pelo governo. Em seguida, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou o recuo do ministro Temporão na defesa de uma proposta de cooperação entre entes público e privado na saúde.



10/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa destaca artigo que critica atuação do governo na saúde

Sérgio Guerra critica loteamento da máquina pública pelo governo Lula

ACM critica governo Lula por readmitir Reginaldo Muniz no Ministério da Saúde

Mozarildo critica atuação das ONGs

Mozarildo destaca boa atuação da Defensoria Pública de Roraima

Simon defende reforma política e critica atuação do presidente Lula nas eleições