Tebet inaugura, em agosto próximo, novo painel eletrônico do Senado



A partir do mês de agosto, o Senado contará com novo sistema de controle de votações secretas que inclui medidas de segurança como a leitura das impressões digitais dos parlamentares, com instalação supervisionada pela Universidade de Campinas (Unicamp). As providências visando a reformulação do painel eletrônico foram determinadas pelo presidente da Casa, Ramez Tebet, diante da constatação de que o equipamento tinha sido violado em junho de 2000, durante a votação secreta de cassação do mandato do ex-senador Luiz Estevão.

Tebet revelou que foram tomadas todas as precauções de segurança possíveis: as senhas tiveram o número de dígitos aumentado e serão cadastradas pela leitura das impressões digitais dos senadores; os computadores que controlam o painel ficarão trancados em móvel especial que ficará numa sala com monitoramento 24 horas por circuito interno de televisão. A porta desta sala só se abrirá com a leitura ótica das digitais dos funcionários credenciados.

O presidente do Senado está satisfeito com o trabalho da Unicamp, que vai certificar a segurança do novo painel, apesar das ressalvas de que -garantia absoluta, absoluta, não existe-:

- O dever o Senado é cumprir a lei, é dar a maior garantia possível do sigilo do voto, a maior garantia possível de que o voto do senador seja mesmo secreto, como a Constituição e o Regimento Interno recomendam - afirmou Tebet.

O senador não descartou a possibilidade de que venha a ocorrer uma mudança na exigência constitucional de voto secreto para algumas decisões, como indicações de autoridades e cassação de parlamentares:

- Há um grande movimento, como todos sabem, para acabar definitivamente com o voto secreto, ou seja, para que o voto seja totalmente aberto - disse.

Viagem - Tebet embarca amanhã (quinta-feira, dia 25) para Manaus, acompanhando o presidente Fernando Henrique Cardoso à inauguração da primeira das três centrais de monitoramento do Sistema Aéreo de Vigilância da Amazônia (Sivam), e mais tarde, no mesmo dia, parte para o Equador como integrante da comitiva oficial da visita do presidente da República àquele país.



24/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet anuncia que painel eletrônico volta a entrar em operação

Novo painel eletrônico foi uma das realizações da 1º secretaria em 2002

Carlos Wilson diz que novo painel eletrônico recupera credibilidade do Prodasen

Carlos Wilson entrega a Tebet novo painel com certificado de segurança

Peritos da Unicamp examinam painel eletrônico do Senado

Medidas de austeridade do Senado são expostas em painel eletrônico