ACM Júnior diz que falta de infra-estrutura trava desenvolvimento baiano



O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) reclamou em Plenário nesta quarta-feira (5) de problemas na infra-estrutura que cerceiam o desenvolvimento do estado da Bahia. Ele citou especificamente os casos do Porto de Salvador e da rodovia BR 235.

De acordo com o parlamentar, o Porto de Salvador é "um dos maiores entraves para o crescimento da Bahia" e se encontra em "situação vexatória". Ele afirmou que apenas no primeiro semestre deste ano 18% das mais de 7 milhões de toneladas de cargas exportadas pelo estado foram desviadas para portos fora da Bahia, gerando um prejuízo de R$ 50 milhões.

O parlamentar informou que a Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou uma licitação para a ampliação do porto apenas para o ano que vem. Frente à demora, acrescentou, a iniciativa privada busca alternativas, como construção de terminais próprios.

Antonio Carlos Júnior disse que mais da metade das exportações nordestinas sai da Bahia. Citou o exemplo da produção de uva do Vale do Rio São Francisco: 40% dela é exportada por outros estados, o que gera um custo adicional de 35% no transporte, acarretando menor competitividade.

O senador também afirmou que o péssimo estado das estradas federais "ameaça levar ao colapso a economia de regiões inteiras". A população já provocou obstruções e protestos na BR 235, entre as cidades de Casanova e Campo Alegre de Lourdes, que tem 265 quilômetros sem asfalto - para ele, "uma vergonha".



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias alerta para falta de investimentos em infra-estrutura

César Borges diz que caos aéreo é resultado de falta de infra-estrutura

César Borges reclama de falta de investimentos federais em infra-estrutura

Jayme Campos critica falta de infra-estrutura para produção agrícola

Região da Produção busca infra-estrutura para ter desenvolvimento integrado

Gestão, planejamento e infra-estrutura são entraves ao desenvolvimento do setor portuário, dizem especialistas