ACM pede a ministro que adie decisão sobre a transposição
Ao posicionar-se contra o projeto do governo federal de transposição das águas do Rio São Francisco, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) pediu ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que não assuma uma posição definitiva sobre o assunto no dia 30 de novembro, como está previsto. Ele sugeriu nesta quinta-feira (25) que especialistas no assunto sejam ouvidos e não apenas órgãos subordinados ao ministério e, por isso, sujeitos a pressão.
- Esse é um projeto inadequado e que não vai ser concluído, embora vá se gastar muito dinheiro público. É mais uma obra inacabada que ficará insepulta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não conhece realmente a complexidade deste projeto, pode estar pensando que a transposição irá imortalizá-lo. Ao contrário, essa falsa transposição que não se realizará poderá se transformar no túmulo do governo no Nordeste - afirmou Antonio Carlos.
Na avaliação do senador pela Bahia, ao invés de gastar dinheiro em uma obra considerada por ele inviável, o governo federal deveria investir em dezenas de projetos de irrigação nos estados nordestinos que estão paralisados. Ele completou que a região precisa de uma política hídrica e não de um projeto que sequer tem previsão de custos.
Em aparte, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) sugeriu a Antonio Carlos que lidere uma ampla mobilização no Congresso para que o projeto de transposição não seja aprovado de forma precipitada. Ele também propôs que os parlamentares aproveitem a tramitação do Orçamento da União para 2005 e redirecionem para obras hídricas no Nordeste os recursos inicialmente previstos para a transposição.
25/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares pede ao governo que adie decisão sobre TV digital
Raupp pede ao ministro do Planejamento transposição de servidores de Rondônia para a União
Ministro da Integração fala sobre obras de transposição do Rio São Francisco
Lídice da Mata elogia participação do ministro da Integração Nacional em audiência sobre transposição do S. Francisco
LUIZ OTÁVIO PEDE REFLEXÃO SOBRE PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
ACM condena Fonteles por criticar decisão de ministro do STF sobre aborto