ACM PODERÁ APRESENTAR EMENDA CONTRA AUMENTO DO IR PESSOA FÍSICA



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, confirmou hoje (dia 17) que está disposto a apresentar emenda acabando com o aumento de 10% do Imposto de Renda da Pessoa Física, caso a iniciativa não venha a ser tomada por outros parlamentares. Ele considerou insuficiente a decisão do governo de ampliar o limite de deduções.

- Toda atitude que represente uma contribuição para negociar eu acho boa; entretanto, isso não quer dizer que seja o suficiente. Eu acho que o necessário é acabar com o aumento do Imposto de Renda da Pessoa Física - afirmou.

O senador descartou a tese apresentada por um jornalista, segundo a qual o episódio causara uma ruptura em seu relacionamento com o presidente da República.

- Esta pergunta é tão boba que nem merece resposta. Eu sou amigo do presidente Fernando Henrique, e vou ajudar o seu governo. Ele é o nosso candidato à presidência. Conseqüentemente, a posição é de apoio a ele. Isso não significa, porém, que eu vá concordar com todas as medidas que ele deseje no Congresso - disse.

Antonio Carlos enfatizou que essa posição não inviabiliza a busca de soluções consensuais. "É claro que acredito na possibilidade de negociação. Todas as vezes se negociou e se encontrou denominador comum, e eu espero que se encontre também desta vez", declarou.

Quanto à redução, em 50%, das isenções fiscais para a Amazônia, o senador disse que se trata de medida polêmica, "mas, numa hora de sacrifício, acho que pode serfeito".



17/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM REITERA POSIÇÃO CONTRA AUMENTO DO IR PESSOA FÍSICA

PACOTE: ACM É CONTRA AUMENTO DO IR PARA PESSOA FÍSICA

PSOL poderá apresentar sexta representação contra Renan

ACM APRESENTA EMENDA CONTRA AUMENTO DO IMPOSTO DE RENDA

BC: juro da pessoa física cai a 40% pela 1a. vez

Crédito à Pessoa Física do BB cresce quase 23% em um ano