ACM propõe criação de fundo para combate à violência e apoio a vítimas da criminalidade



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) anunciou nesta segunda-feira (12) que pretende apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para criar um fundo de combate à violência e apoio a vítimas da criminalidade. Ele pediu o apoio - e a assinatura - de outros senadores à sua proposta, para que possa apresentar a matéria.

- O país não pode ficar de braços cruzados enquanto vê a tragédia que acontece no Rio de Janeiro - declarou ele, citando o caso do menino de seis anos que morreu na semana passada, após ser arrastado por um carro roubado.

De acordo com o texto da PEC apresentado pela assessoria do senador, o novo fundo teria de ser regulado por lei complementar e vigoraria até 2020. Já seus recursos teriam origem em parcela de tributos e contribuições já existentes, além de parte da arrecadação obtida com a venda de bens provenientes do combate ao crime organizado, ao contrabando de armas e munições, à lavagem de dinheiro e ao tráfico de drogas.

Ainda nesse texto, Antonio Carlos justifica sua proposta ao argumentar que "constatamos (...) que o Estado não está aparelhado para combater a violência e, lamentavelmente, também não está preparado para acolher o cidadão que é vítima da violência". O senador disse em Plenário que sua intenção é votar a matéria no Senado em até 30 dias, para então enviá-la para apreciação na Câmara dos Deputados.

Por meio de aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) manifestou apoio à proposta de Antonio Carlos.



12/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas emendas à PEC que cria Fundo de Combate à Violência e Apoio às Vítimas de Violência

Jayme Campos propõe criação de auxílio para mulheres vítimas de violência

Jayme Campos propõe fundo de amparo às vítimas de violência doméstica

CCJ rejeita criação de fundo para ações de combate à violência contra a mulher

Plenário aprova criação de fundo para reforçar combate à violência contra as mulheres

Jayme Campos pede apoio a projeto que cria fundo em favor de mulheres vítimas de violência