Ações globais vão incentivar hábitos culturais dos brasileiros
Na tentativa de estimular os hábitos culturais dos brasileiros, o Ministério da Cultura elaborou uma proposta preliminar para o Plano Nacional de Cultura (PNC) que pretende incrementar a produção nacional de espetáculos em 60% e aumentar a média nacional de leitura para, no mínimo, quatro livros por pessoa ao ano. Atualmente, a média é de 1,3 livro por pessoa/ano. As metas incluem ainda a ampliação dos atuais 3 mil pontos culturais para 15 mil em todo País.
O PNC define metas e ações até 2020. No texto, há a definição da preservação dos aspectos regionais e da diversidade cultural como um todo. O objetivo é lançar 150 filmes nacionais e aumentar em 30% o número de municípios brasileiros que mantenham grupos de teatro e circo, além de programas de artes visuais.
Para as emissoras de televisão, a ideia é incentivar em cerca de 20% a produção independente tanto nos canais abertos como nos fechados. Também existem projetos para aumentar a criação de cineclubes nos municípios e garantir que todas as escolas brasileiras tenham a disciplina de artes em seu currículo.
Paralelamente, o governo quer ampliar as vagas para cursos técnicos e superiores vinculados à arte com garantias de equipamentos para o setor. A ideia é aumentar o emprego formal no mercado cultural em 95%. Para tanto, o ministério prevê repasses extras, como a transferência de 10% do Fundo Social do Pré-Sal para cultura e elevações de percentuais de recursos federais para incentivo à área.
Fonte:
Agência Brasil
20/09/2011 20:01
Artigos Relacionados
Jayme Campos: Copa do Mundo e Olimpíadas podem incentivar hábitos saudáveis
Selma Elias: brasileiros precisam melhorar hábitos alimentares
Seminário vai incentivar preservação de bens culturais no Espírito Santo
País investe em ações para incentivar a coleta seletiva
Conheça algumas ações do governo para incentivar a pesca e a aquicultura no Estado
USP de Ermelino Matarazzo desenvolve ações culturais