Acordo Brasil-EUA converte dívida em proteção a florestas
Brasil e dos Estados Unidos assinam nesta quinta-feira (12) um acordo para reduzir pagamentos de uma dívida brasileira com os EUA no valor aproximado de US$ 21 milhões ao longo dos próximos cinco anos. Em troca, o governo do Brasil se compromete a destinar esses recursos para programas de conservação nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
O acordo entre os dois países tornou-se possível graças ao Tropical Forest Conservation Act (TFCA) dos EUA, a Lei para a Conservação de Florestas Tropicais, de 1998. Recursos oferecidos por intermédio do TFCA vêm dando apoio a iniciativas como a conservação de áreas protegidas, o manejo de recursos naturais e o apoio ao desenvolvimento de atividades sustentáveis de subsistência para comunidades silvestres.
Este é o primeiro acordo do tipo entre EUA e Brasil, e o 16º acordo TFCA assinado pelos Estados Unidos. Já foram assinados acordos com Bangladesh, Belize, Botsuana, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Indonésia, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru e Filipinas. A expectativa é de que esse mecanismo gere mais de US$ 239 milhões para proteger florestas tropicais.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
16/08/2010 01:58
Artigos Relacionados
Kátia Abreu cobra acordo para compensar proteção de florestas
Plenário aprova acordo entre Brasil e Alemanha para preservar florestas
Brasil vai converter dívida externa com EUA para proteção do meio ambiente
CRE aprova acordo entre Brasil e França para proteção de trabalhadores
Vanessa Grazziotin: conferência do clima surpreende e obtém avanço na proteção a florestas
Eduardo apela a FHC: estudos de conservação das florestas do país podem reduzir dívida com os EUA