CRE aprova acordo entre Brasil e França para proteção de trabalhadores



A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (12) o acordo entre o Brasil e a França para proteção mútua de trabalhadores em matéria de Previdência Social. A relatora da proposta (PDL 396/2013), senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu urgência para sua votação no Plenário, que foi aprovada pela comissão.

O acordo estabelece regras para proteger os trabalhadores brasileiros e os franceses tanto no Brasil quanto na França. O texto estende proteção aos estrangeiros radicados no Brasil em matéria de Previdência Social. Pelo tratado, uma pessoa que exerça uma atividade profissional no território de um país ficará submetida unicamente à legislação desse país.

Questões sobre aposentadoria por invalidez e idade e pensão por morte também são tratadas pelo acordo. As prestações de acidentes de trabalho, de doenças profissionais, maternidade e paternidade também serão tratadas em conformidade com a legislação da parte contratante.

Cooperação

Também foi aprovado, nesta quinta pela CRE, texto do Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Brasil e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação (OEI), assinado em Brasília, em 21 de setembro de 2011.

O acordo estabelece as condições básicas sob as quais a OEI deve cooperar com o Brasil na implementação de projetos para o desenvolvimento nas áreas de educação, ciência, cultura e tecnologia.

A execução do tratado será coordenada pelo Escritório da OEI no Brasil e pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. A cooperação técnica será dedicada a seminários, programas de capacitação ou treinamento, grupos de trabalho, projetos, experiências-piloto, pesquisas ou estudos avançados em assuntos e locais de interesse mútuo.

O relator da proposta, Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou, em seu relatório, que a iniciativa do acordo é válida e disse esperar que a cooperação persiga as Metas Educacionais 2021. Ausente na reunião da CRE, a proposta foi relatada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que também solicitou urgência para a apreciação do Plenário. A CRE aprovou a urgência.



12/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE ANALISA ACORDO DE SEGURANÇA FIRMADO ENTRE BRASIL E FRANÇA

Acordo previdenciário entre Brasil e França pode beneficiar 60 mil brasileiros

Acordo entre Brasil, França e África será formalizado durante a Rio+20

Capiberibe cobra da Câmara votação do acordo entre Brasil e França

Acordo entre Brasil e França prevê produção de vacina contra 7 doenças

Aprovado acordo que amplia cooperação entre Brasil e França na área de defesa