Acordo dará validade a diplomas universitários do Mercosul



Os títulos e diplomas universitários emitidos pelos estados partes do Mercosul serão validados para exercícios de atividades acadêmicas no Brasil e vice-versa, segundo acordo internacional celebrado em Assunção, em 1999, e cujo texto é considerado aprovado pelo projeto de decreto legislativo nº 523/2003, que será apreciado em Plenário na quarta-feira (22). A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O objetivo do acordo é o de garantir desenvolvimento harmônico na região do Mercosul nos campos científico e tecnológico. O acordo equaliza as legislações dos países sobre o tema. Entre diversas determinações, garante critério de isonomia, estabelecendo que estrangeiros cidadãos de estados do Mercosul devem submeter-se às mesmas exigências previstas para os nacionais do país em que pretendem exercer atividades acadêmicas.

Na terça-feira (21), o Plenário examinará três propostas de emenda à Constituição. A PEC nº 39/2001 tem como autor o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e cria a procuradoria do Tribunal de Contas da União (TCU). A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na forma de substitutivo do senador Jefferson Péres (PDT-AM). Sendo o último dia de discussão da matéria em primeiro turno, haverá votação da proposta nesta terça.

A PEC nº 7/2003, do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), flexibiliza o monopólio estatal sobre a produção de radioisótopos, material usado na medicina nuclear. Também deverá ser votada na terça em primeiro turno. Ocorrerá ainda a segunda sessão de discussão da PEC nº 27/2003, de autoria do senador José Jorge (PFL-PE), que altera a tramitação de medidas provisórias, alternando o início de sua tramitação entre a Câmara dos Deputados e o Senado. Na quinta-feira (23), o Senado deverá votar projeto de decreto legislativo que aprova as contas dos presidentes da Câmara dos Deputados relativas ao exercício de 2000.



20/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Validação de diplomas universitários no Mercosul será debatida pela CE

Aprovado em comissão acordo que facilita reconhecimento de diplomas no Mercosul

Aprovado acordo que reconhece diplomas de professores de espanhol e de português nos países do Mercosul

Plenário aprova acordo para reconhecimento de diplomas entre países do Mercosul

Comissões do Parlamento do Mercosul debaterão reconhecimento de diplomas

CE debate validação de diplomas de curso superior entre países do Mercosul