Acordo vai acelerar ações para localização de desaparecidos políticos



O Ministro da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em atuação conjunta com a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, assinam nesta terça-feira (13), acordo de cooperação para fomentar os trabalhos de localização e identificação dos desaparecidos durante a ditadura militar no País.


O acordo permitirá a cooperação mútua  e o intercâmbio de ações para localizar e identificar os restos mortais de pessoas desaparecidas por motivos políticos no período entre 1961 a 1988, conforme definido pela Lei 9.140, de 4 de dezembro de 1995. 


Com o acordo, os trabalhos deverão ser iniciados neste semestre. Estão previstas investigações em cemitérios de São Paulo (SP), bem como a análise de restos mortais já encontrados, como os do cemitério de Perus, entre outras localidades.  Esse esforço faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade, pelo qual a Secretaria de Direitos Humanos busca contribuir para o resgate da história recente do País e assegurar o direito das famílias em enterrar seus mortos.


Fonte:
Ministério da Justiça

 

24/07/2010 05:50


Artigos Relacionados


CCT poderá votar sistema de localização de desaparecidos

Especialistas discutem políticas de localização de crianças e adolescentes desaparecidos

Walter Pinheiro registra aprovação de projeto que permite a localização de desaparecidos pelo celular

Expedição para localizar desaparecidos políticos retorna à Xambioá/TO

Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos terá site para auxiliar trabalho

Ossadas removidas de Vila Formosa podem ser de desaparecidos políticos