Acre sofre com falta de política agrícola, diz Geraldo Mesquita



O governo do Acre vem prejudicando a produção agrícola no estado, garantiu nesta sexta-feira (23) o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), em discurso da tribuna. Com isso, observou, o Acre está se tornando dependente de estados produtores, já que importa mais de 80% dos alimentos consumidos pela população.

- Os agricultores acreanos, principalmente os pequenos, estão presos a uma verdadeira armadilha. Endividados, não têm como produzir e, quando se atrevem a plantar, não conseguem escoar a produção para os centros consumidores, em virtude da ausência de estradas vicinais - frisou Geraldo Mesquita.

No entender do senador, ao invés de o governo "virar as costas para os produtores de alimentos", deveria adotar uma política de parceria. Somente dessa forma, disse, a economia sairia fortalecida, gerando distribuição de renda e fixação do homem no campo.

Com o objetivo de provar que o Acre importa quase de tudo no setor de alimentos, Geraldo Mesquita Júnior retirou de uma sacola de supermercado - a qual chamou de "sacola da vergonha" - alguns produtos básicos produzidos por outros estados e comercializados no Acre, como arroz, feijão e leite em pó.

Tarauacá

Ainda em seu pronunciamento, Geraldo Mesquita exaltou os 97 anos de instalação do município acreano de Tarauacá, celebrados nesta segunda-feira (24). Conforme destacou, o município é composto de um povo "trabalhador, dedicado e alegre".



23/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita homenageia 42 anos do estado do Acre

Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre

Geraldo Mesquita defende projeto de desenvolvimento sustentável no Acre

Geraldo Mesquita Júnior reclama de descaso em relação ao Acre

Geraldo Mesquita cobra escola técnica naval no Acre

Geraldo Mesquita anuncia construção de ponte sobre o Rio Acre