Geraldo Mesquita homenageia 42 anos do estado do Acre



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) homenageou os 42 anos da transformação do território federal do Acre em estado da União, por proposta do deputado José Guiomar dos Santos, em 1962, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente João Goulart.

- Mas é preciso que se diga que a proposta não seria aprovada se não fosse a imensa mobilização popular, dos chamados -autonomistas-, que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas - disse.

Geraldo Mesquita Júnior disse que acompanhou de perto, aos 12 anos de idade, a força do movimento autonomista porque seu pai, o deputado Geraldo Mesquita, era um dos líderes, assim como José Guiomar dos Santos. O senador lembrou ainda do jornalista Edison Martins, já morto, que foi também um dos principais líderes autonomistas. -A autonomia do Acre foi fundamental, porque de lá para cá o estado cresceu, desenvolveu-se, evoluiu-, disse. Geraldo Mesquita Júnior compartilhou a homenagem com os dois outros senadores do estado, Tião Viana e Sibá Machado, ambos do PT.




15/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita lembra centenário dos municípios considerados os embriões do estado do Acre

Mesquita Júnior destaca 45 anos da transformação do Acre em estado

Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre

Acre sofre com falta de política agrícola, diz Geraldo Mesquita

Geraldo Mesquita defende projeto de desenvolvimento sustentável no Acre

Geraldo Mesquita Júnior reclama de descaso em relação ao Acre