Adelmir comemora os 47 anos de Brasília, mas lamenta cinturão de pobreza no Entorno da capital
Na sessão especial do Senado desta quinta-feira (19) destinada a homenagear os 47 anos de fundação de Brasília, a ser comemorado no sábado (21), o senador Adelmir Santana (DEM-DF), apesar de observar que a capital da República possui níveis de qualidade de vida idênticos aos países desenvolvidos da Europa, lembrou que Brasília vive cercada por cidades que sequer possuem rede de esgoto, a exemplo de Águas Lindas de Goiás.
- Lá, a vida é dura. Depois das sete da noite é perigosíssimo andar nas ruas e toda a população se recolhe em suas casas, amedrontada. São quase trezentos mil habitantes sem um cinema, um parque de lazer, uma universidade - lamentou Adelmir Santana.
Para o senador, Brasília e o Distrito Federal necessitam ser vistos com outros olhos, em toda transparência e profundidade. Por isso, lançou três desafios destinados, segundo ele, a impulsionar o crescimento sustentado de toda a região, a começar por uma definição clara do total de projetos e de recursos que o Distrito Federal e o Entorno receberão do Programa de Aceleração dos Crescimento (PAC). Feito isso, observou o senador, os governos do DF e de Goiás poderiam investir na segurança da região fronteiriça, em infra-estrutura, construção de hospitais e escolas e no desenvolvimento humano do Entorno.
A implantação, em Brasília, de um centro de excelência em informática e a criação de um fórum permanente de ensino técnico em todos os níveis, com a participação da Universidade de Brasília (UnB) e do Sistema "S" (Sesc, Senac, Sesi e Sebrae), são os outros dois desafios lançados pelo senador para que a população do Distrito Federal e a do Entorno - hoje na casa dos quatro milhões - tenham melhores dias.
Adelmir Santana é o autor do requerimento para a realização da sessão especial do Senado em homenagem a Brasília.
19/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
MEMBROS DA COMISSÃO DA POBREZA VISITARÃO SÃO PAULO E ENTORNO DE BRASÍLIA
Adelmir Santana é eleito presidente de comissão especial dos 50 anos de Brasília
Eunício Oliveira comemora compromisso para início das obras do Cinturão das Águas no CE
Paulo Duque lamenta crise no governo do DF às vésperas dos 50 anos da capital
Nos 50 anos de Brasília, exposição marca participação do Congresso na transferência da capital
Na Capital, Hospedaria dos Imigrantes comemora 120 anos