Adelmir defende regulação do mercado de cartões de crédito



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) voltou a defender nesta sexta-feira (30) a imediata criação de mecanismos legais destinados a regular as operações financeiras com cartão de crédito, com o objetivo de otimizar custos e incentivar a competição. Para o senador a ausência de regras claras no setor vem prejudicando consumidores e comerciantes.

Adelmir Santana estranhou que nenhum órgão regule o segmento de cartões de crédito, nem mesmo o próprio Banco Central, responsável pelo controle do mercado financeiro. Com isso, observou, a população mais pobre, que pouco usa o cartão de crédito, também paga os chamados custos operacionais de compra pelo cartão, já que, observou, estes são repassados para as mercadorias.

Por tudo isso é que Adelmir Santana - que preside a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) - apresentou quatro projetos de lei com o objetivo de contribuir para a regulação do setor, a exemplo do PLS 213/07, já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que permite a fixação de preço diferenciado na venda de bens ou na prestação de serviços pagos com cartão de crédito em relação ao preço à vista.

As outras três proposições são as seguintes: a que dá competência ao Banco Central para regular e fiscalizar o setor; a que estipula o fim da exclusividade entre firmas adquirentes e as 'bandeiras' de cartão de crédito; e a que incrementa a operação dos terminais de venda, as conhecidas maquininhas de cartão.



30/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir defende regulação da indústria dos cartões pelo Banco Central

Adelmir defende regulação das compras com cartão de crédito

Adelmir defende regulamentação de cartões de crédito

Adelmir Santana defende mudanças para aprimorar uso de cartões de crédito e débito

Adelmir Santana defende compartilhamento de dados e terminais entre cartões de crédito e débito

Adelmir critica falta de regulamentação de cartões de crédito no Brasil