Adelmir critica falta de regulamentação de cartões de crédito no Brasil



A indústria de cartões de crédito foi o tema do pronunciamento do senador Adelmir Santana (DEM-DF) nesta sexta-feira (18). Segundo o parlamentar, trata-se de um mercado que vem crescendo no mundo inteiro, mas, no Brasil, por falta de regulamentação específica, vem provocando "inúmeras distorções que devem ser corrigidas".

Em seu discurso, o parlamentar pelo DF lembrou que, para corrigir essas distorções, tramita no Senado projeto de sua autoria que define o Banco Central como órgão regulador e fiscalizador para o setor.

- Nada mais lógico que tal instituição tenha poderes para controlar e definir melhor as regras para o funcionamento de um segmento que envolve, diretamente, bancos e instituições financeiras diversas - explicou o senador.

Adelmir Santana citou várias práticas abusivas que vêm, segundo ele, ocorrendo no país. Entre elas estão o envio de cartões não solicitados, cobranças indevidas, dificuldades para cancelar cartões e a falta de informações sobre o cálculo dos valores em atraso, "além da inexplicável taxa de juros cobrada no crédito rotativo".

- Parece inacreditável, mas no Brasil, quando o consumidor não paga a fatura integral do cartão de crédito e utiliza o crédito rotativo, ele está sujeito a uma taxa de juros que chega a estratosféricos 558% ao ano. Fica claro tratar-se de um absurdo, conseqüência do vácuo regulamentar e fiscalizatório do setor - destacou.

Ao concluir seu pronunciamento, Adelmir Santana lembrou que no próximo dia 6, as Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realizam audiência pública em conjunto para debater o projeto de sua autoria.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou que essa é uma questão que "atormenta a população brasileira" e, portanto, "precisa ser disciplinada com rigor".

18/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir defende regulamentação de cartões de crédito

Adelmir defende regulação do mercado de cartões de crédito

Custos para uso de cartões de crédito inflam preços, diz Adelmir

Adelmir Santana critica 'lobby' dos cartões

Projetos de Adelmir Santana estabelecem melhorias no setor de cartões de crédito

Adelmir Santana quer livre concorrência entre empresas de cartões de crédito