Adelmir Santana defende compartilhamento de dados e terminais entre cartões de crédito e débito



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) apresentou projeto de lei para exigir que as redes de processamento das operadoras de cartões de crédito e débito sejam interconectadas e funcionalmente compatíveis entre si, inclusive em relação a seus equipamentos terminais. O objetivo da proposta é permitir que os comerciantes tenham uma única máquina para processar as vendas realizadas por cartão de crédito, qualquer que seja a bandeira.

Pelo projeto (PLS 677/07), os ajustes para o compartilhamento da infra-estrutura de coleta e processamento de operações entre os operadores de cartões de crédito e débito serão celebrados em termos não-discriminatórios e estabelecerão preços justos e razoáveis associados aos respectivos custos. Esses contratos deverão ser colocados na Internet, à disposição de qualquer interessado.

Em sua justificação, Adelmir Santana argumenta que a principal conseqüência negativa da ausência de interoperabilidade dos terminais é o desperdício de recursos, que, segundo informa, atinge centenas de milhões de dólares, porque os estabelecimentos comerciais são obrigados a ter um terminal para cada cartão de crédito que aceitam.

O parlamentar cita estudos do Banco Central para lembrar que em 2004, no Brasil, já havia 1,2 milhão de terminais registrando transações com cartões de crédito."Suponhamos que metade desses terminais - 600 mil - não seria necessária se houvesse compartilhamento das bandeiras. A um custo médio de US$ 300 por terminal, isso significa um desperdício de recursos de US$ 180 milhões. E, com o crescimento exponencial da indústria de cartões, a tendência é que esse desperdício aumente ainda mais ao longo do tempo", explica o senador.

Para Adelmir Santana, a falta de compartilhamento entre cartões de crédito gera, também, entraves à maior competitividade do setor, porque os estabelecimentos comerciais se vêem obrigados a escolher dois ou três para limitar seus gastos com terminais. Ele avalia que "se as máquinas fossem interoperáveis, o lojista poderia pagar um aluguel e se credenciar para quantas bandeiras desejasse", conclui o senador.

O projeto tramita na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e tem como relator o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Posteriormente, será analisado em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



01/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana defende mudanças para aprimorar uso de cartões de crédito e débito

Adelmir Santana quer livre concorrência entre empresas de cartões de crédito

Projetos de Adelmir Santana estabelecem melhorias no setor de cartões de crédito

Adelmir Santana pede que operadoras de cartões de crédito no país sejam investigadas

Adelmir Santana pede aceleração de projetos de sua autoria com regras para cartões de crédito

Cartões de crédito: Adelmir Santana acha que Câmara manterá direito a cobrança de preços diferentes