Adelmir Santana: Crédito não está chegando aos pequenos negócios



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) disse nesta quarta-feira (18) que as linhas de crédito dos bancos vinculados ao governo federal "não estão chegando às micro e pequenas empresas". Ele sugeriu que se estabeleça os percentuais de recursos a serem destinados a esse segmento e que sejam criados mecanismos de acompanhamento e fiscalização desses recursos.

- Isso é fundamental, pois uma forma de manter os empregos em meio a esta crise é a "irrigação" dos pequenos negócios - declarou o parlamentar.

Adelmir Santana fez essas declarações durante audiência pública realizada no Senado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Financeira e da Empregabilidade. Estavam presentes o presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho.

Segundo o presidente do Banco do Brasil, o volume dos recursos que a instituição destina ao segmento vem aumentando. Ele afirmou que o banco contabiliza um total de R$ 240 bilhões em empréstimos a empresas nacionais, e que, desse total, R$ 40 bilhões se referem a micro e pequenas empresas.

Socorro aos bancos pequenos

Questionado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG) sobre os valores pagos pelo Banco do Brasil na compra das carteiras de ativos de pequenos bancos - uma forma de auxiliar instituições financeiras que foram prejudicadas devido à crise financeira internacional -, Antonio Francisco de Lima Neto respondeu que "essas aquisições foram motivadas também por uma questão estratégica".

- Compramos bons ativos a preços adequados, inclusive porque nosso dever é fazer negócios razoáveis dentro dos interesses da companhia - argumentou ele.

Outro setor da economia lembrado durante a audiência foi o turismo. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) assinalou que esse setor é importante para a economia brasileira e defendeu medidas governamentais para estimular as suas atividades.



18/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana pede crédito para micro e pequenos empresários e redução da taxa Selic

Projetos de Adelmir Santana estabelecem melhorias no setor de cartões de crédito

Adelmir Santana pede debate sobre regulamentação de cartão de crédito

Adelmir Santana quer livre concorrência entre empresas de cartões de crédito

Adelmir Santana defende mudanças para aprimorar uso de cartões de crédito e débito

Adelmir Santana pede que operadoras de cartões de crédito no país sejam investigadas