Adelmir Santana critica alta carga tributária brasileira



Ao discursar nesta quarta-feira (24), o senador Adelmir Santana (DEM-DF) criticou a elevada carga tributária brasileira. De acordo com dados do Instituto Brasileiro Planejamento Tributário (IBPT), citou o senador, o brasileiro trabalha em média cinco meses por ano apenas para pagar os tributos federais, estaduais e municipais.

- Uma realidade cruel que dói no bolso de todos os brasileiros - disse.

O senador frisou que o estudo do IBPT mostra que a soma dos tributos pagos por um brasileiro somam 157 dias trabalhados. Em 2008, de acordo com Adelmir Santana, o trabalhador irá pagar em tributos cerca de 40% de todo o seu ganho.

Adelmir Santana alertou que todos os produtos comprados ou consumidos no país têm impostos e taxas embutidos em seus preços. O preço do pão francês, exemplificou, inclui o custo real do produto mais impostos, taxas e contribuições como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Já o combustível brasileiro, acrescentou o senador, está entre os mais caros do mundo. Só o preço cobrado pela gasolina tem mais de 50% de tributos embutidos. Para Adelmir Santana, o governo federal precisa investir mais em transportes, saúde, educação e previdência, pois arrecada muito com a cobrança tributária. Ele pediu ajuda dos colegas parlamentares no sentido de o Congresso Nacional modificar a reforma tributária enviada pelo Poder Executivo ao Parlamento, para que ela se transforme em uma "reforma tributária ideal para o país".

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o pronunciamento do colega e criticou os elevados gastos públicos do governo federal.



24/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


"Senado deve estabelecer teto para carga tributária", propõe Adelmir Santana

Adelmir anuncia que apresentará projeto para controlar carga tributária brasileira

Mão Santa critica alta carga tributária

Dornelles critica alta carga tributária do Brasil, mas aponta acertos na prorrogação da CPMF

Dornelles critica alta carga tributária do Brasil, mas aponta acertos na prorrogação da CPMF

Adelmir Santana defende discussões das reformas política e tributária