Adelmir Santana defende oferta de atendimento de urgência e remédios em postos de saúde
O senador Adelmir Santana (DEM-DF) defendeu a instalação de uma estrutura básica para atendimento de urgência nos postos de saúde do país, com o fornecimento, inclusive, de medicamentos prescritos na consulta médica feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Se a medida for adotada em cada município do país, o parlamentar acredita que irá ajudar a desafogar as unidades de saúde dos grandes centros.
Ainda nessa linha, Santana reivindicou a aprovação de projeto de lei (PL 3171/00) apresentado pelo senador Arlindo Porto (período 1995/2003) que prevê o ressarcimento pelo SUS de gastos com medicamentos de uso continuado não disponíveis na rede de saúde pública. Já aprovado pelo Senado, a matéria tramita na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Na avaliação de Adelmir Santana, a Política Nacional de Medicamentos não tem sido eficaz no atendimento à demanda da população. Dos R$ 3,2 bilhões gastos pelo governo federal com saúde em 2005, apenas R$ 281 milhões foram destinados ao Programa de Farmácia Básica, segundo informou.
Outra reclamação do senador voltou-se à concentração dos investimentos públicos em saúde nos grandes centros. Para ilustrar sua queixa, comentou que, em 2005, Brasília recebeu 87% dos recursos do SUS, enquanto 13% foram repartidos entre os 21 municípios do entorno do Distrito Federal.
10/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adelmir Santana quer garantir remédios grátis à população de baixa renda
Aprovação de proposta da OIT pode bloquear abertura de novos postos de trabalho, alerta Adelmir Santana
Adelmir Santana cobra melhorias na saúde do DF
Adelmir Santana elogia gestão da saúde no DF
Adelmir Santana defende mudanças na burocracia
Adelmir Santana defende fortalecimento do Sistema S