Adelmir Santana cobra melhorias na saúde do DF
O senador Adelmir Santana (DEM-DF) cobrou providências do governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, para melhorar a assistência à saúde da população. Na avaliação do parlamentar, para oferecer serviços de saúde de qualidade, é necessário diminuir a burocracia administrativa, por meio da descentralização das ações de saúde, realizar o aperfeiçoamento da medicina preventiva, bem como melhorar o atendimento às famílias.
Apesar de contar com orçamento volumoso - se comparado com o aplicado em outros estados - Adelmir lembrou que o Distrito Federal dá assistência a pacientes provenientes de diversas cidades do seu entorno, de estados limítrofes e mesmo de estados mais distantes. Ele citou o exemplo da Bahia, estado do qual vêm grande número de pessoas em busca de atendimento médico.
Conforme reportagem publicada no Correio Braziliense, disse o senador, os hospitais de Brasília estão carentes de equipamentos e até de materiais mais básicos para atendimento. Tal situação obriga os médicos a cancelarem cirurgias, mesmo as de urgência.
Para minimizar os problemas da área, o Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu o Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde, informou o senador. O programa foi implantado para facilitar a liberação de recursos às unidades regionais de saúde, visando à compra de materiais de consumo e medicamentos, reformas nas instalações e contratação de serviços, entre outras despesas. No entanto, conforme Adelmir, essa iniciativa tem gerado resultados contrários aos esperados, emperrando a aplicação dos recursos em razão da excessiva burocracia administrativa.
- O problema é que essas medidas não produziram efeitos e a população continua desassistida. A burocracia torna as ações absurdamente lentas e inoperantes. E a situação política do GDF, ainda sob investigação, dificulta ainda mais a ação administrativa eficiente - disse Adelmir Santana.
O senador sugeriu que o governador promova discussão da questão com os governos dos municípios e estados que recorrem à assistência médica do DF, para a implantação de um sistema compartilhado. Também defendeu ações articuladas entre o GDF, governos estaduais, prefeituras e o governo federal.
21/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projetos de Adelmir Santana estabelecem melhorias no setor de cartões de crédito
Adelmir Santana cobra engajamento do Senado no debate da reforma política
Adelmir Santana elogia gestão da saúde no DF
Para Adelmir Santana, saúde mental recebe pouco investimento
Adelmir Santana defende oferta de atendimento de urgência e remédios em postos de saúde
Adelmir Santana faz apelo por voto consciente