Adelmir Santana defende Sistema S e diz que governo "quer mudar o que funciona bem"



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) voltou a criticar a intenção do ministro da Educação, Fernando Haddad, de propor ao Congresso que parte da arrecadação das empresas para o chamado Sistema S (Senai, Senac, Senar, Sesi e Sesc) seja direcionado a cursos para formação universal de trabalhadores, e não apenas para formação específica na área de indústria, comércio, serviços e área rural. Ele afirmou que o governo quer intervir em uma área administrada pelas confederações de empregadores "que vem dando certo há 60 anos".

Adelmir entende que a formação universal compete ao Estado e contestou o governo, que considerauma "caixa preta" a administração dos recursos do Sistema S (cerca de R$ 8 bilhões por ano, provenientes de 2,5% da folha de salários das empresas).

O senador explicou que as confederações dispõem de conselhos encarregados de fiscalizar os gastos e que o Sistema S usa a Lei de Licitações em seus processos, mesmo que isso não lhe seja exigido. Disse que há grande capilaridade no sistema e que o Serviço Nacional do Comércio (Senac), por exemplo, está presente em 2.800 municípios do país.

- Seria um intervencionismo desnecessário.A discussão vem desde a época em que se discutia a renovação da CPMF. O próprio ministro Haddad tem evoluído em suas idéias sobre o assunto, mas há sempre a insistência em se criar um fundo especial para gestão desses recursos - comentou.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) informou que o simples anúncio de possíveis mudanças no Sistema S tem levado à suspensão de "importantes projetos em instalação". O senador considera que o ministro da Educação "não tem legitimidade" para mexer em um sistema que dá certo, pois ele dirige um setor estatal "que está longe de funcionar bem".

O senador Mão Santa (PMDB-PI) apoiou o discurso de Adelmir Santana.



02/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana defende fortalecimento do Sistema S

Adelmir Santana defende mudanças na burocracia

Adelmir Santana defende discussões das reformas política e tributária

Adelmir Santana defende benefícios para lojistas e clientes no uso de cartões

Adelmir Santana defende divulgação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

Adelmir Santana defende construção pactuada de um novo marco tributário