Adelmir Santana destaca visão de futuro de Athos Bulcão



Em discurso nesta sexta-feira (1º), o senador Adelmir Santana (DEM-DF) classificou a perda do artista plástico Athos Bulcão como lastimável. Destacou que ele era um artista consagrado em Brasília e lembrou que sua obra está presente em diversos pontos da cidade, como o Congresso Nacional, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e o Teatro Nacional.

- O corpo está sendo velado no Palácio do Buriti, o enterro se dará ainda hoje. A cidade chora, lamenta a perda de um artista consagrado, que fez história na nossa cidade. Fez história como um homem ligado à inovação, à visão de futuro e a uma visão artística que muito embeleza toda a capital do país - declarou o senador.

Adelmir Santana lembrou que Athos Bulcão foi um dos pioneiros candangos que vieram para Brasília bem antes da inauguração da cidade - o artista chegou ao Planalto Central em 1957 e fixou-se no Distrito Federal no ano seguinte. Depois disso, afirmou Adelmir Santana, teve sua obra consagrada em todo o Brasil e em outros países. O senador lembrou ainda que está instalada em Brasília a Fundação Athos Bulcão e que o Congresso Nacional tem, inclusive, garantido recursos orçamentários para a manutenção da instituição.

- Creio que o falecimento de Athos Bulcão vai despertar em todos nós e no Poder Público a necessidade de preservação desta obra tão importante para o Distrito Federal e para o país - disse.

Em aparte, o senador José Sarney (PMDB-AP) destacou que a perda de Athos Bulcão é especialmente grande para Brasília, uma vez que o artista é "ligado à simbologia" da capital.

- Quando nós falamos de Brasília, sem dúvida alguma, há alguns ícones que representam a aventura da construção da cidade, algumas marcas artísticas: é o traço de Niemeyer, é o traço do Plano Piloto que foi feito por Lúcio Costa e, sem dúvida alguma, os azulejos feitos por Bulcão, na sua beleza, na simplicidade com que ele soube, em seus traços, retratar a luz e as formas da nova capital e do céu de Brasília - afirmou.

Em outro aparte, o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) também se solidarizou com a homenagem e disse que sempre considerou os desenhos de Athos Bulcão inovadores. O senador considera o artista "alguém que ajudou a criar esta cidade sem a pretensão de aparecer, mas apareceu, porque sua obra está impregnada em todos os cantos de Brasília".

Na presidência dos trabalhos, o senador Efraim Morais (DEM-PB), em nome da Comissão Diretora do Senado, associou-se ao voto de pesar apresentado pelo senador Gim Argello (PTB-DF) no início da sessão.

- Tendo vivido nesta cidade, por força do cargo público que assumimos, há mais ou menos vinte anos, acompanhamos de perto a importância de Athos Bulcão para Brasília e para o Brasil - afirmou Efraim.



01/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Athos Bulcão

Athos Bulcão

Athos Bulcão é enterrado em Brasília

Senadores homenageiam Athos Bulcão

Obra de Athos Bulcão faz parte do Congresso

Sarney visita exposição de Athos Bulcão