Athos Bulcão
Artista de muitas habilidades, Athos Bulcão, nascido em 1918 no Rio de Janeiro, se destacou em diversas áreas ao longo de sua carreira: pinturas, desenhos, gravuras, máscaras, fotomontagens, e o reconhecido trabalho de aliar sua arte à arquitetura de Brasília.
Ficou impressionado com a beleza natural da região onde estava sendo construída a cidade de Brasília. Na nova Capital, deixou a marca da sua elegância, sensibilidade, imaginação e vibração em mais de 200 obras.
Desenvolveu uma estética moderna do azulejo na paisagem, preferindo o abstrato em detrimento do figurativo. As obras de Bulcão, que podem ser vistas por aqueles que passeiam pela cidade, transformaram a Capital em um museu a céu aberto. Morreu em Brasília, em 31 de julho de 2008.
“Lembro que nos encontramos pela primeira vez no Café Vermelhinho do Rio. Ele colaborava com Portinari e eu iniciava a minha arquitetura. Depois veio Brasília e para lá seguimos. Tempos difíceis de desconforto e solidão. E durante muitos anos ali ficamos, e o Athos a colaborar e enriquecer meus projetos com seu enorme talento. Até com o teto da capelinha do Alvorada e na fachada do teatro ele colaborou. Quantas angústias e inquietações Brasília nos deu, sempre a sobrar tempo para rir um pouco, falar da vida, imaginar que um dia ela seria melhor para todos”. (Oscar Niemeyer, em artigo sobre Athos Bulcão)
30/07/2010 16:24
Artigos Relacionados
Athos Bulcão
Athos Bulcão é enterrado em Brasília
Senadores homenageiam Athos Bulcão
Obra de Athos Bulcão faz parte do Congresso
Sarney visita exposição de Athos Bulcão
Adelmir Santana destaca visão de futuro de Athos Bulcão