Adelmir Santana homenageia as micro e pequenas empresas brasileiras



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) homenageou, em discurso nesta segunda-feira (6), as micro e pequenas empresas do Brasil. Ele recordou que, em 5 de outubro de 1999, entrava em vigor a Lei nº 9.841/99 - regulamentada no ano seguinte pelo Decreto 3.474/00 - que ficou conhecida como Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

- É dia de parabenizarmos os empresários de pequeno porte, todos os pequenos negócios das áreas da indústria, construção civil, agronegócio, comércio e serviços. Todos aqui reconhecem a força das pequenas empresas e o que significam para o desenvolvimento do Brasil e para a estabilidade das nossas relações sociais - disse.

Adelmir Santana lembrou que as pequenas e micro empresas brasileiras representam 99% dos negócios do país, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e 56% da mão-de-obra com carteira de trabalho. Dos 28 milhões de empregos urbanos da iniciativa privada, completou o senador, 16 milhões são gerados por micro e pequenos empreendimentos.

- É imperioso que se reconheça o trabalho daqueles que tocam as pequenas empresas. São homens e mulheres de coragem, heróis anônimos, trabalhadores obstinados na busca da consolidação dos seus espaços na sociedade. São essas pessoas que fazem a diferença no Brasil de hoje. O segmento produtivo por eles sustentado é a esperança de crescimento e de estabilidade da economia nacional - afirmou.

Adelmir Santana disse ainda que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123/06) também trouxe consideráveis avanços ao setor (crescimento de mais de 13% na abertura de novas empresas em 15 meses), porém necessita ser aperfeiçoada. O senador também homenageou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do qual é presidente do Conselho Deliberativo Nacional. O Sebrae completa 36 anos na quinta-feira (9).



06/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana defende divulgação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

Adelmir Santana anuncia criação de frente em defesa das pequenas empresas

Adelmir defende fortalecimento de micro e pequenas empresas para enfrentamento da crise

Adelmir Santana pede crédito para micro e pequenos empresários e redução da taxa Selic

Adelmir Santana homenageia Paulo Octávio

Mapa das micro e pequenas empresas