Ademir Andrade critica poder dos especuladores na economia internacional



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) afirmou, em discurso no plenário nesta sexta-feira (dia 21), que hoje quem domina o mundo, especialmente os países capitalistas e social democratas, são os especuladores financeiros, e não os políticos. "Há séculos os empresários dominam os países, mas antes, pelo menos, eram os capitalistas que produziam, plantavam, prestavam serviços. Hoje, quem manda são os que se especializaram na política financeira", disse. O senador atribuiu a situação a um sentimento de ganância desmedida, e criticou a submissão do governo brasileiro a esses especuladores, tachando o governo Fernando Henrique Cardoso de "incompetente".

Ademir destacou que hoje, mesmo com a privatização de grande parte do patrimônio do país, a dívida líquida do setor público chega a 51,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse valor correspondia a 29,2% do PIB em 1994. Já a arrecadação, que correspondia a 13,8% do PIB em 1947, era de 29,4% em 1995 e, em 2000, chegou a 32,6%. "A arrecadação aumentou, mas o governo não usa esses recursos com sabedoria. Hoje vivemos a pior situação econômica da história e o governo persiste nessa política", afirmou.

O senador sugeriu que países em condições semelhantes, da América Latina, Ásia e África, unam-se para enfrentar a sangria imposta pelos especuladores. Ademir lembrou a situação privilegiada do Brasil, o quinto país do mundo em extensão territorial, com o maior potencial hidráulico do planeta, população pequena para o tamanho do país e terras férteis em todo o território.

- Poderíamos ter uma situação de vida melhor - afirmou.

Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (sem partido-TO) afirmou que a dominação dos "superpoderosos" sobre quem morre de fome também é uma forma de terrorismo e deve ser combatida.

21/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


DISCUSSÃO SOBRE FUNDOS ESCONDE DISPUTA PELO PODER, DIZ ADEMIR ANDRADE

ADEMIR ANDRADE CRITICA CORTES NO ORÇAMENTO

Ademir Andrade critica política de aumento dos juros

ADEMIR ANDRADE CRITICA CORTES NOS INVESTIMENTOS DO FUNDEF

ADEMIR ANDRADE CRITICA MODELO DE PRIVATIZAÇÃO DA ELETRONORTE

ADEMIR ANDRADE CRITICA O PROGRAMA CÉDULA DA TERRA