Ademir apela ao Congresso para que reaja à decisão do TSE



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) fez um apelo aos partidos políticos para que reajam contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de impor a verticalização das coligações nacional e regionais.

- Se não fizermos isso, o presidente Fernando Henrique saberá manobrar partidos como o PFL e o PMDB - quem sabe até o PTB e o PPB - em torno da candidatura José Serra, que ficará imbatível - afirmou.

Segundo Ademir, a decisão do TSE é "uma excrescência jurídica" que contraria até a Constituição, uma vez que a competência para legislar sobre lei eleitoral é do Congresso, não do Tribunal Superior Eleitoral.

- Constato, depois de uma reação contrária inicial, que cresce uma espécie de conformismo entre os parlamentares. Não podemos aceitar essa humilhação porque seremos prejudicados nas eleições - garantiu.

Ademir disse que o presidente Fernando Henrique "conhece a oposição melhor do que os próprios parlamentares oposicionistas", apostando que uma união desses partidos em torno de um candidato presidencial único é inviável, porque o PSB vai persistir com Anthony Garotinho, o PPS, com Ciro Gomes, e o PT, com Lula.

- Dividida, a oposição será derrotada - afirmou.

Para Ademir Andrade, "a decisão do TSE obedeceu a um plano maquiavélico de FHC que, com sete anos de prática em lidar com os partidos da base governista, sabe que o PFL gosta de estar no poder, o PMDB ama a máquina do governo" e, por isso, vão acabar compondo com o candidato do PSDB, José Serra para presidente.

- Ele saberá atender um aqui, outro ali, e conseguirá reeditar a grande coligação que lhe deu a reeleição - disse.

Em aparte, o senador Carlos Wilson (PTB-PE) concordou com a necessidade de o Congresso barrar a decisão do TSE, seja com uma emenda constitucional, seja com um decreto legislativo. Também em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) garantiu que o PT está apoiando medidas para sustar o ato do TSE.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR APELA POR NEGOCIAÇÃO EM INVASÃO DE USINA NO PARÁ

Osmar Dias apela a lideranças para reverem decisão e instalarem CPI

José Jorge apela ao STF para que revise decisão do TSE sobre a verticalização

Dilma Rousseff apela ao Congresso para aprovar MP dos Portos

Ampliação de fundo de resgate dá condições para que Europa reaja à crise, diz Mantega

Péres apela ao Congresso para incluir reajuste de servidores no Orçamento de 2002