Ademir cobra esclarecimentos sobre prejuízos das empresas de energia



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) cobrou do governo esclarecimentos na justificativa da Medida Provisória (MP) que instituiu aumento de tarifa de energia elétrica para compensar prejuízos que as empresas de distribuição de energia tiveram com o racionamento. Segundo o parlamentar, as autoridades econômicas estão querendo, com essa MP, criar o capitalismo sem riscos, apesar de terem argumentado que a iniciativa privada era mais competente, inclusive para gerar lucros, quando decidiram privatizar o setor.

Ademir também criticou a inclusão de R$500 milhões na rubrica do Projeto Alvorada, que serão obtidos com recursos da União para a construção de novas redes de energia elétrica. Segundo ele, as empresas privadas que adquiriram as distribuidoras e produtoras de energia deveriam encarregar-se desses investimentos.

O senador lembrou que, durante os dois mandatos do atual presidente da República, as taxas de energia elétrica foram reajustadas em 132,2%, enquanto a inflação no mesmo período foi de 78% e o funcionalismo público teve aumento de 3,5% em seu salário.



16/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR COBRA ESCLARECIMENTOS SOBRE PROJETO COBRE SALOBO

Cafeteira cobra esclarecimentos sobre proibição do nepotismo

Heráclito cobra esclarecimentos sobre fundos de pensão

Alvaro Dias cobra esclarecimentos sobre repasses federais à UNE

JUCÁ COBRA ESCLARECIMENTOS SOBRE EMPRÉSTIMO PARA RORAIMA

Heráclito cobra esclarecimentos da PF sobre denúncia de acobertamento de dirigente petista