Cafeteira cobra esclarecimentos sobre proibição do nepotismo



Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) sugeriu que a Secretaria Geral da Mesa encaminhe à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) um pedido de esclarecimento quanto à Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), em vigor desde o último dia 29, que proíbe o nepotismo nos três Poderes. Epitácio Cafeteria quer saber se parentes seus que já trabalhavam no Legislativo antes de ele ser eleito senador podem permanecer em seus cargos.

- Tão logo saiu a súmula, eu demiti um parente que tinha sido por mim nomeado. Agora a questão é: e os meus parentes, neste Poder, que foram nomeados antes de eu ser senador? Será que estão atingidos porque fui eleito? - indagou o senador.

Cafeteira pediu à Mesa do Senado que encaminhe à CCJ uma interpretação para o caso, que, conforme afirmou, não é só seu, mas de vários senadores e deputados.

- Respeita-se a anterioridade ou não? - perguntou.

Epitácio Cafeteira disse que a súmula está correta ao eliminar a possibilidade de nomeação de parentes, mas cabe ao Senado a decisão de "interpretá-la", tendo em vista que a norma não trata dessa questão específica.

- A súmula diz: ' a nomeação do cônjuge etc'. Ou seja, fala na nomeação, não fala na anterioridade da designação. Todos os que nomeei, demiti. Mas os que não nomeei, eu não vou demitir, a não ser que seja diferente a interpretação da CCJ - afirmou.

O senador explicou que esse questionamento surgiu a partir de decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em resposta à consulta de um juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região sobre a permanência de sua esposa naquele tribunal. Cafeteira disse que a anterioridade da nomeação foi levada em conta pelo CNJ, tendo em vista que o ingresso da servidora no tribunal ocorrera quatro anos antes de seu marido se tornar magistrado.



08/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Procurador questiona ato do Senado e pede ao STF que dê esclarecimentos sobre nepotismo

Senado vai estender proibição de nepotismo aos terceirizados

Heráclito cobra esclarecimentos sobre fundos de pensão

Ademir cobra esclarecimentos sobre prejuízos das empresas de energia

Alvaro Dias cobra esclarecimentos sobre repasses federais à UNE

JUCÁ COBRA ESCLARECIMENTOS SOBRE EMPRÉSTIMO PARA RORAIMA