ADEMIR CONDENA INTENÇÃO DO GOVERNO DE TENTAR A FALÊNCIA DA ENCOL



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) manifestou-se hoje (dia 12) contrário à posição do governo de recomendar a decretação da falência da Encol, conforme declarações feitas pelo diretor de Recuperação de Créditos do Banco do Brasil, Edson Soares Ferreira. O senador, que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), disse que essa medida, além de manter impunes os responsáveis, trará enormes prejuízos aos mais de 12 mil empregados e 42 mil mutuários da empresa.

No entender do senador, o governo não tem dado a devida atenção a uma das soluções viáveis, que seria a compra do patrimônio da Encol por duas multinacionais americanas, a World Mae e CB Commercial Real State. Essas empresas,já teriam, segundo informações do senador, sondado as dívidas da Encol e feito levantamentos para viabilizar a sua compra, sem que, no entanto, "o governo brasileiro tenha sequer comentado a respeito com os credores da Encol".

- O governo só quer a falência e não informa o valor da dívida atual da empresa - afirmou Ademir Andrade, lembrando que mutuários e credores já se reuniram na CAS para discutir uma solução que não cause prejuízos aos empregados, mutuários e credores da Encol, passando a incorporação dopatrimônio da empresa aos investidores.

Ele condenou também solução aventada pelo BB de que o arresto de bens da empresa feito em leilão pós decretação de falência, seja repartido proporcionalmente entre mutuários, alegando que muitos sairão prejudicados. E acrescentou que soluções como a dos bancos falidos, resolvidas por meio do Proer, também não deveriam ser adotadas nesse caso.



12/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


DIRETOR DO BB CULPA PEDRO PAULO DE SOUZA POR FALÊNCIA DA ENCOL

César Borges condena suposta intenção do governo de controlar os meios de comunicação

CARLOS WILSON CONSIDERA SUSPEITA PARTICIPAÇÃO DE INTERMEDIÁRIO NA FALÊNCIA DA ENCOL

ADVOGADOS DENUNCIAM MÁ CONDUTA DE JUIZ RESPONSÁVEL PELA FALÊNCIA DA ENCOL

Ademir condena ação do governo contra CPI

ADEMIR ANDRADE INSISTE EM SOLUÇÃO PARA ENCOL