Ademir critica publicidade do governo paraense



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) criticou campanha publicitária do governo Almir Gabriel (PSDB) em que se informa que "a segurança do Pará, modernizada, é modelo para todo o Brasil". Para Ademir, trata-se de "propaganda enganosa".

O Pará, conforme o senador, é campeão de violência no campo e detém os mais altos índices de violência nas escolas, violência policial, assaltos em estradas e também nas comunidades ribeirinhas e no transporte fluvial.

Nas rodovias BR-316 (Pará-Maranhão) e BR-010 (Belém-Brasília) ocorre ao menos um assalto a caminhão por dia em cada uma, informou o representante do Pará. Segundo ele, os trechos mais perigosos estão entre Castanhal e Gurupi e Castanhal e Paragominas. Ademir Andrade atribuiu ao delegado Adelino Souza a informação de que os informantes dos assaltantes se concentram nos postos de fiscalização da Receita Estadual.

Os ônibus interestaduais e intermunicipais também são atingidos. O parlamentar citou assalto em dezembro passado, na Belém-Brasília, próximo ao município de Mãe do Rio, em que quatro pessoas foram mortas e 25 ficaram feridas. Mas são os ônibus urbanos os maiores alvos dos ladrões, informou o senador, exemplificando que o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano incluiu entre suas reivindicações a concessão de seguro de vida para motoristas e cobradores.

- Enquanto isso, o governo estadual ocupa um espaço na TV para mostrar desfiles de viaturas destinadas a delegacias no interior. Mas não se diz que, a partir do momento em que são entregues, os carros ficam por conta dos municípios - afirmou Ademir Andrade, acrescentando que, após a entrega, passa a ser comum policiais se negarem a sair em diligências por falta de combustível, pneus ou outras peças.

Ademir Andrade afirmou que a segurança pública vai mal em todo o país, mas a situação é pior no Pará, porque o governo, em vez de encarar o problema, tem procurado disfarçá-lo:

- Não poderia me calar diante dessa realidade, sobretudo quando a autoridade maior do estado, o governador Almir Gabriel, que parece pairar acima de tudo isso, insiste em maquiar a realidade, como se o poder público estadual habitasse a ilha da fantasia - disse o parlamentar.



15/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR CRITICA PUBLICIDADE DO BB E GASTO DO GOVERNO COM PROPAGANDA

Flexa Ribeiro defende governo do Pará contra crítica de jornal paraense

ACM critica os gastos do governo com publicidade

Cristovam critica os gastos do governo Dilma com publicidade

Antonio Carlos critica governo por gastos em publicidade e edição de MPs

ADEMIR ANDRADE LAMENTA MORTE DE JORNALISTA PARAENSE