ADEMIR DEFENDE NOVO MODELO PARA DESENVOLVER AMAZÔNIA
- A defesa do meio ambiente de forma extremada e desconectada de outros aspectos da região, como tem manifestado essas organizações, é tão perversa para a Amazônia quanto a visão de pura exploração econômica que não leva em consideração as peculiaridades da região. Hoje, com os padrões científicos e tecnológicos de que dispomos, é perfeitamente possível buscar o progresso econômico sem destruir os sistemas ecológicos - afirmou Ademir Andrade.
Na avaliação do senador pelo Pará, um novo processo de integração e modernização da Amazônia deve ser abrangente e não concentrado. Ademir Andrade defendeu o desenvolvimento da área de transportes da região, com a utilização da rede hidrográfica. Ele também falou na necessidade da elevação dos baixos níveis educacionais da população, através do combate sistemático contra o analfabetismo.
Para corrigir as injustiças agrárias, Ademir Andrade cobrou uma reforma realista na distribuição de terras, impedindo a migração das pessoas para a periferia das grandes cidades. Ele sugeriu dar prioridade às atividades econômicas geradoras de emprego e renda e a colocar em prática mecanismos realistas de gestão ambiental que tenham capacidade de monitorar, controlar e fiscalizar o bom andamento dos programas do desenvolvimento sustentável.
Ademir Andrade também falou da necessidade da integração da Amazônia no cenário nacional. "Não temos nenhuma dúvida de que é de vital importância a integração física, socio-econômica e cultural da Amazônia em si com o resto do Brasil e com os centros internacionais de consumo", disse o senador.
01/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR DEFENDE UM NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O PAÍS
Capiberibe defende novo modelo de desenvolvimento para Amazônia
Ana Júlia defende novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia
MARINA DEFENDE NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMAZÔNIA
Jose Nery defende novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia
Comandante defende política para desenvolver Amazônia