ADEMIR DESTACA COMPROMISSO DO PSB COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO



Ao registrar a realização, neste final de semana, nas dependências do Senado, do 7º Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) destacou, entre os pontos positivos do encontro, a aprovação da tese do desenvolvimento sustentado como ponto de partida para promover o desenvolvimento do Brasil.
O senador pelo Pará explicou que o desenvolvimento sustentado e o socialismo estão intrinsecamente ligados, já que ambos procuram promover um crescimento que atenda a necessidade de todos e preservar a possibilidade de desenvolvimento das gerações futuras.- Quando falamos em desenvolvimento sustentado, falamos em desenvolvimento para todos, e quando falamos em desenvolvimento que permita a participação de todos, estamos falando de socialismo - afirmou.
Ademir Andrade disse que a proposta do PSB deve ser levada não apenas aos trabalhadores organizados e sindicalizados do país, mas também aos excluídos, que não têm uma organização e nem carteira assinada no trabalho. Para o senador, a maneira mais fácil de essas pessoas se integrarem à luta é mostrar que desenvolvimento não pode ser para a elite, mas para todos.
- A proposta partiu do governo do estado do Amapá e foi assimilada por todo o congresso nacional do PSB. Lá existe uma política de desenvolvimento sustentado voltada para os interesses da população. O projeto objetiva a preservação do meio ambiente e a não exploração das florestas da forma que se conhece no país - explicou Ademir Andrade.
Em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC) disse que hoje existem dois projetos de governo, o do Amapá, governado por João Capiberibe (PSB), e o do Acre, cujo governador é Jorge Viana (PT), que poderão constituir-se em uma política correta de desenvolvimento para a Amazônia. Ela acrescentou que os estados que hoje seguem o caminho do lucro fácil, ao invés do desenvolvimento sustentado, poderão em dez ou 20 anos ter sacrificado o que poderia ser os lucros de um milênio.Já o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) disse que apesar de defender o desenvolvimento sustentado como o melhor modelo para a Amazônia, é necessário que o assunto seja desmistificado, e a realidade seja separada do marketing político. Ele afirmou que hoje a única iniciativa do Amapá na área é a educação ambiental, e que todos os demais projetos do governo são apenas teoria e não estão contribuindo para diminuir a miséria e a pobreza da população. ELEIÇÃOAdemir Andrade informou que os 1.300 delegados que participaram do Congresso Nacional do PSB neste final de semana elegeram a nova Executiva do partido. Duas chapas concorreram e a vencedora, com 701 votos, foi encabeçada pelo ex-governador Miguel Arraes. A outra, que recebeu o apoio do senador, tinha como candidato a presidente João Capiberibe e recebeu 255 votos. Ademir lamentou que os vencedores não tenham concordado em permitir a participação proporcional da chapa derrotada na Executiva.

29/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA PROPÕE FUNDO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

AMORIM QUER DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO PARA A AMAZÔNIA

João Batista Motta denuncia ação de ONGs contra o desenvolvimento sustentado capixaba

Rodrigo Rollemberg reitera compromisso com a redução das desigualdades sociais e com o desenvolvimento sustentável

Presidente da OAB destaca compromisso com justiça e democracia

Brasil destaca compromisso com direitos humanos em reunião na ONU