AMORIM QUER DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO PARA A AMAZÔNIA
A região amazônica, representando metade do território brasileiro, é permanente alvo de cobiça internacional, advertiu o senador Ernandes Amorim (PPB-RO), que voltou a defender o desenvolvimento sustentado da Amazônia. Para ele, as nações do primeiro mundo conhecem muito mais da "nossa cobertura vegetal, do nosso ecossistema, campos, várzeas e savanas, do que nós brasileiros".
Em sua opinião, o governo federal precisa investir na região, em pesquisas referentes a conhecimento científico, voltadas para o solo, clima, vegetação, recursos genéticos e tecnologia agroindustrial para tirar a Amazônia do atraso secular.
Em relação ao seu estado, Rondônia, Ernandes Amorim apresentou como sugestão um plano de metas, destacando o manejo sustentado das florestas naturais e plantadas da Amazônia, os sistemas alternativos agropecuários, florestais, para a agricultura de baixa renda, além da conservação, preservação e uso de recursos genéticos da Amazônia.
- Sou um amazônico que acredita que o desenvolvimento da nossa região passa necessariamente pela agroindústria, com a geração de processos alternativos para a transformação de produtos agropecuários e florestais, com a agregação de valor de mercado, principalmente através de incentivo tecnológico a pequenas indústrias regionais - ressaltou Amorim.
05/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
ERNANDES AMORIM QUER MAIS RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA
MARINA PROPÕE FUNDO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
Mozarildo quer plano de desenvolvimento para Amazônia
AMORIM QUER INVESTIMENTOS EM SETORES DE PEQUENO E MÉDIO PORTES NA AMAZÔNIA
ADEMIR DESTACA COMPROMISSO DO PSB COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
Sibá quer inclusão da comunidade e realização da reforma agrária para desenvolvimento da Amazônia