MARINA PROPÕE FUNDO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO



Tramita desde a semana passada no Senado projeto de lei que institui fundo para o desenvolvimento sustentado para estados com áreas de preservação ambiental da União. A autora do projeto, senadora Marina Silva (PT-AC), explicou hoje (dia 29) que a aprovação da proposta representaria um acréscimo nos recursos do Fundo de Participação dos Estados, para que possam investir em ciência e tecnologia e criem condições para atividades produtivas com preservação ambiental. De acordo com Marina, o fundo beneficiaria os estados que possuem uma das três modalidades de área ambiental: reserva extrativista, reserva indígena ou área de preservação permanente.

- Seriam contemplados não apenas os estados amazônicos como o Acre, que possui um terço de seu território de área preservada, mas até mesmo São Paulo, que também tem reservasambientais - observou asenadora.

O avanço desordenado da fronteira agrícola, a ação predatória de madeireiras e as atividades agropecuárias sem suporte tecnológico são, na opinião da senadora acreana, os maiores problemas ecológicos na região amazônica. Ela considera a criação do fundo um instrumento importante para que os governos controlem as agressões ao meio ambiente na região e incentivem o desenvolvimento sustentado. "As autoridades vão entender que preservar não significa prejuízo econômico, e sim lucro, na medida em que poderão oferecer à sociedade desenvolvimento com preservação e justiça social." Além disso, Marina acredita que o projeto possa mudar a visão do Brasil sobre a preservação ambiental.

- A defesa do meio ambiente não pode ser genérica. Nós só conseguiremos preservar se formos capazes de fazer população, autoridades locais e governo federal agirem de forma afirmativa na sua relação com esses ecossistemas. Temos riquezas que são passageiras, se exploradas sem inteligência. Mas são permanentes, se exploradas de forma inteligente, com atenção à preservação dos ecossistemas - avaliou a senadora.

29/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA PROPÕE FUNDO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AMORIM QUER DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO PARA A AMAZÔNIA

Lobão propõe criação do Fundo de Desenvolvimento do Maranhão

ADEMIR DESTACA COMPROMISSO DO PSB COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

Lúcia Vânia propõe ajuste na MP que trata do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

João Batista Motta denuncia ação de ONGs contra o desenvolvimento sustentado capixaba