ADEMIR FAZ APELO POR INSTALAÇÃO DE UNIDADE SARAH EM BELÉM



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) fez, nesta sexta-feira (dia 29), um apelo ao ministro da Saúde, José Serra, e ao governador do Pará, Almir Gabriel, para que viabilizem a instalação de uma unidade Sarah Kubitschek, hospital especializado em doenças do aparelho locomotor, na cidade de Belém (PA).
Segundo Ademir, a excelência dos hospitais da rede Sarah é conhecida internacionalmente, fato que levou os paraenses a organizar um movimento intitulado "Acorda Pará, Sarah já". Além da unidade pioneira em Brasília, a rede já instalou hospitais em Salvador, Belo Horizonte, São Luís e, brevemente, inaugurará um em Fortaleza.
O senador pelo Pará afirmou haver cerca de 12 mil doentes do aparelho locomotor no estado, número que já justificaria a instalação de um hospital especializado como o Sarah, que utiliza a tecnologia mais moderna e dispõe de técnicas arrojadas de formação de pessoal.
- Além disso, a unidade de Belém poderá atender a toda a região Norte - destacou.
Para demonstrar o empenho dos parlamentares da região Norte na construção de um hospital Sarah em Belém, Ademir afirmou que há emendas de bancada dos 27 senadores e 90 deputados dos estados nortistas ao orçamento do ano 2000 e ao Plano Plurianual para a construção da unidade, seleção e treinamento de pessoal. Ademir lembrou que a rede Sarah é diferenciada.
- Embora sejam hospitais públicos, prestando serviços de alto nível nas áreas de ortopedia, traumatologia, neurologia e reabilitação, eles não pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS). A rede é administrada pela Fundação das Pioneiras Sociais, que recebe recursos financeiros exclusivamente do orçamento da União - explicou.
Ao finalizar seu pronunciamento, Ademir afirmou que a instalação de um Hospital Sarah no Pará será importante para resolver as necessidades de centenas de pessoas da região Norte que, atualmente, se deslocam ao Distrito Federal para se tratar.
- Quem conhece bem a região sabe das dificuldades da população, especialmente a mais carente, de se deslocar para ter atendimento especializado.

29/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR ANDRADE HOMENAGEIA REDE SARAH E PEDE INSTALAÇÃO DE UNIDADE EM BELÉM

Mário Couto agradece apoio para instalação de unidade da Rede Sarah em Belém

Mário Couto agradece apoio para instalação de unidade da Rede Sarah no Pará

Flexa Ribeiro anuncia que Hospital Sarah de Belém funcionará em novembro

Luiz Otávio pede conclusão das obras do Hospital Sarah Kubitschek em Belém

Mário Couto exige que Hospital Sarah Kubitschek de Belém entre em funcionamento