Ademir propõe que municípios tornem obrigatório o uso de energia solar



Com o objetivo de combater o uso perdulário de energia elétrica, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) apresentou projeto de lei determinando que, nas políticas de desenvolvimento urbano municipais, constem normas estabelecendo a obrigatoriedade da utilização de energia solar nas instalações hidráulicas das edificações privadas e públicas de uso coletivo.

Conforme a proposta, essa diretriz deverá ser determinante para municípios com mais de 20 mil habitantes e facultativa para os demais, cabendo às próprias administrações municipais a decisão sobre estender ou não a obrigatoriedade às residências unifamiliares.

O senador adverte, na justificação da proposta, para o papel negativo dos chuveiros elétricos residenciais nos gráficos de consumo de energia, em que esses equipamentos aparecem como responsáveis por 33% do consumo de energia de uma casa e por 9% do consumo nacional.

O fato de os chuveiros elétricos serem acionados predominantemente em horários de pico, quando os sistemas de fornecimento estão operando no limite de sua capacidade, recomenda a substituição desse equipamento por fontes de aquecimento fartas no país como a energia solar, argumenta Ademir.

O uso de energia solar apenas como sistema de aquecimento de água para banho já representaria uma economia de cerca de um terço nas contas domésticas de luz, acrescentou o senador, afirmando que os custos aparentemente altos da substituição do sistema de aquecimento "são amortizados em pouco tempo e representam benefício permanente".

26/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Ademir torna obrigatório o uso de energia solar em prédios de uso coletivo

Carta Verde das Américas vai destacar a energia solar como a energia do futuro

Energia solar só é eficiente para aquecer água, diz representante de ministério de Minas e Energia

Energia solar

CMA vai discutir uso de energia solar

Maracanã terá energia solar