Almeida Lima diz que não aceita interferência de Suplicy na escolha do candidato do PMDB à Presidência do Senado
O senador Almeida Lima (PMDB-SE) criticou, em Plenário, o colega Eduardo Suplicy (PT-SP) porque este estaria, supostamente, interferindo na escolha do candidato do PMDB à Presidência do Senado. Mais cedo, Suplicy havia proposto, durante discurso, que Pedro Simon (RS) fosse o candidato do PMDB, e depois, comunicou ao Plenário que Simon lhe informara estar disposto a aceitar a candidatura.
- Suplicy comete o pecado de tentar se imiscuir nas questões internas do PMDB. Suplicy não é da bancada do PMDB. Em nome do PMDB, não aceito esse tipo de interferência. É descabida, inoportuna e só tem como objetivo semear a discordância dentro do partido. O senador, para mim, agiu muito mal - disse Almeida Lima.
Logo em seguida, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) afirmou que, se os senadores deverão votar num candidato do PMDB, é natural que possam se manifestar sobre essa escolha.
Tradicionalmente o partido com maior número de senadores indica o presidente da Casa. Qualquer senador, no entanto, pode candidatar-se e ser eleito. Os senadores Garibaldi Alves (RN), Valter Pereira (MS), Neuto do Conto (SC) e Leomar Quintanilha (TO) também são pré-candidatos do PMDB. O partido deve definir um único nome para apoiar no começo da próxima semana, já que, pelo Regimento Interno, a eleição do presidente do Senado precisa ocorrer até quarta-feira (12).
06/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adiada escolha do candidato do PMDB à Presidência do Senado
Requião quer que PMDB escolha candidato à Presidência
PMDB decide que terá candidato à Presidência do Senado
Sarney aceita indicação do PMDB para disputar Presidência do Senado
Sarney aceita indicação do PMDB para disputar Presidência do Senado
PMDB escolhe nesta quinta seu candidato à Presidência do Senado