Adiada votação das MPs que trancam a pauta; Supersimples agora tramita em regime de urgência



O Plenário adiou nesta terça-feira (4) a votação das três medidas provisórias que trancam a pauta de votações, as MPs 536/11, 537/11 e 538/11, cujos relatores ainda não finalizaram seus relatórios. As votações de indicações autoridades pendentes no Plenário ficaram para o próximo dia 5.

VEJA MAIS

Com isso, o único item da pauta votado, a pedido do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foi o requerimento solicitando urgência para votação do projeto de lei da Câmara (PLC 77/11 Complementar), aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que altera as regras do Simples Nacional, conhecido como Supersimples.

O projeto de lei complementar reajusta em 50% as tabelas de enquadramento das micro e pequenas empresas no Supersimples. Pelo texto, que agora tramita em regime de urgência, o reajuste deve valer a partir de 1º de janeiro de 2012. Sarney concordou que ele seja votado logo após as medidas provisórias.

O projeto do Supersimples passou sem alterações de conteúdo na CAE devido a apelo do relator, senador José Pimentel (PT-CE), para que o texto vindo da Câmara fosse preservado e possa ir logo à sanção presidencial após aprovação em Plenário. Qualquer alteração em seu conteúdo faria o texto retornar ao exame da Câmara.

ICMS

Romero Jucá também indagou ao presidente Sarney sobre a tramitação do projeto de resolução (PRS 72/10), de sua autoria, que uniformiza alíquotas do ICMS para importações, objeto de polêmica na sessão do dia 20 de setembro. A tramitação da proposta na CAE, onde fora aprovada, acabou questionada pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

O parlamentar goiano discordou da decisão do presidente do CAE, senador Delcidio do Amaral (PT-MS), que, depois de relatar matéria encaminhou-a diretamente à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), contrariando determinação de levá-la à apreciação da Mesa, conforme o Regimento Interno.Em resposta, Sarney infirmou que a Mesa decidiu pelo encaminhamento da proposta de Jucá à CCJ.



04/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos em regime de urgência trancam a pauta do Senado e têm prioridade de votação

Projeto do Supersimples segue em regime de urgência no Plenário

Projeto sobre reposição das perdas do FGTS tramita em regime de urgência

Punição para administrador público que atrasar repasse ao INSS tramita em regime de urgência

Projeto que institui alíquota única para sacoleiros tramita em regime de urgência em três comissões

Votação de MPs que trancam pauta ainda depende de negociações