Adiada votação de indicação do Executivo para cargo de ministro do STM



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) adiou nesta quarta-feira (8), para a próxima reunião, a votação secreta da indicação do nome de Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto para exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM) na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Antônio Carlos de Nogueira. Depois de votada na CCJ, a indicação segue para a apreciação do Plenário.

O adiamento foi decidido depois que o senador Almeida Lima (PMDB-SE) observou que o candidato ao cargo não atendia aos requisitos constitucionais para o preenchimento do cargo.

- O candidato não possui os dez anos necessários de efetivo exercício da Advocacia, pois seu registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é de dezembro de 2005 - afirmou Almeida Lima.

O relator da matéria, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), afirmou que o requisito "efetiva atividade profissional" não deve ser interpretado exclusivamente como exercício advocatício, mas como exercício na área jurídica, caso em que, segundo o relator, Luiz Paulo se enquadra, por ter exercido vários cargos nessa área e ser, atualmente, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

- Mas acho razoável que se adie essa votação para que possamos aprofundar a discussão sobre esse assunto - ponderou Tebet, que recebeu o apoio de vários senadores.

A próxima reunião da CCJ está marcada para quarta-feira (15).



08/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA INDICAÇÃO PARA O CARGO DE MINISTRO DO STM

Aprovada indicação de José Américo dos Santos para o cargo de ministro do STM

Senado aprova indicação de Ana Dolores para cargo de diretora da CVM

CI aprova indicação de Waldyr Barroso para cargo de diretor da ANP

CRE apóia indicação de Vieira de Souza para o cargo de embaixador do Brasil na Áustria

CRE aprova indicação de Paulo Lacerda para cargo de diretor-geral da Abin