Adiada votação de isenção de IPI para carros elétricos



Projeto que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos de passageiros e mistos movidos a tração elétrica deverá ser votado na próxima reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), agendada para o dia 28. Nesta quinta-feira (21), foi lido o relatório do senador Jayme Campos (DEM-MT) favorável à proposta (PLS 44/09), de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR), mas pedido de vista coletivo adiou a votação do texto.

Segundo o autor, a medida visa estimular a produção de veículos menos poluentes e, assim, ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa, bem como reduzir a dependência brasileira em relação ao petróleo.

- Não podemos apostar somente no biocombustível para reduzir nossas emissões de gás carbônico e nossa dependência do petróleo, altamente poluidor. Devemos estimular o desenvolvimento e a produção de amplo arco de alternativas, entre as quais se destaca o veículo movido a tração elétrica, que já demonstra desempenho satisfatório em outros países - explicou Flávio Arns.

Em seu relatório, Jayme Campos destaca a preocupação com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais.

- De fato, o emprego de veículos baseados em tecnologias não poluentes no transporte de pessoas e mercadorias é o primeiro passo para prevenir a crescente deterioração da qualidade ambiental e das condições de circulação, ambas seriamente ameaçadas nos grandes centros urbanos brasileiros - afirma o relator, que teve o parecer lido pelo senador João Durval (PDT-BA).

Jayme Campos sugere, entretanto, por meio de emenda, a isenção do IPI também para veículos da categoria minicarros equipados com motor elétrico, com motor de combustão interna flex ou com motor híbrido-elétrico flex.

Para justificar os pedidos de vista, os senadores Paulo Duque (PMDB-RJ) e Delcídio Amaral (PT-MS) apontaram a necessidade de obter esclarecimentos sobre a proposta junto ao autor, ao relator e também ao Governo, antes da votação do texto, que também será votada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Telefone

A CI também aprovou nesta quinta-feira o envio à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de ofício, encaminhado pela deputada estadual paraense Sandra Batista, acompanhado de abaixo-assinado coletado no Pará solicitando o fim da cobrança da assinatura básica mensal de telefonia pelas prestadoras de serviço.

Em seu relatório, Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lembrou que proposta com esse objetivo encontra-se na CCJ para análise, devendo também ser apreciada pela CI.

Mineração

Também foi aprovado na reunião requerimento do senador Gilvam Borges (PMDB-AP) para a realização de audiência pública com o objetivo de discutir o panorama da mineração no Brasil, com enfoque especial para os marcos legais do setor.



21/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Infraestrutura aprova isenção de IPI para carros elétricos

Flávio Arns propõe isenção fiscal para carros elétricos

Adiada votação de isenção de IR para benefícios previdenciários a partir dos 60 anos

Projeto que isenta carros elétricos do IPI está na CAE

Carros elétricos podem ficar isentos de IPI

Representação Brasileira no Parlasul analisa isenção de IPI para veículos elétricos