Adiada votação do projeto que inclui Filosofia e Sociologia no ensino médio
Ante galerias ocupadas por professores e alunos de Sociologia, Jucá argumentou que essa audiência propiciará a votação da matéria em comum acordo. Ele prometeu não apresentar nenhuma emenda para postergar essa decisão.
Relator da matéria, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considerou incompreensível a resistência do governo à aprovação do texto, cuja deliberação já foi adiada uma vez, dando tempo ao Executivo de mudar de opinião.
Álvaro Dias disse que há uma expectativa no meio educacional favorável à aprovação do projeto, em sua opinião, de notável importância para consolidar uma formação humanística no jovem brasileiro.
A senadora Heloísa Helena (PT-AL) também se disse espantada com a posição do governo. Em sua opinião, qualquer pessoa de bom senso sabe da importância dessas disciplinas na formação da sociedade.
O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) definiu o projeto como um dos mais importantes sob o exame da Casa e disse estar na expectativa de ouvir "as incríveis razões do ministro Paulo Renato" contrárias à iniciativa.
O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) manifestou seu entendimento de que esse deveria, em tese, ser um projeto do interesse de todos, sobretudo de um presidente que é sociólogo.
Os senadores Emilia Fernandes (PT-RS), José Alencar (PMDB-MG), Arlindo Porto (PTB-MG), Lauro Campos (PT-DF) e Carlos Bezerra (PMDB-MT) também se manifestaram a favor do projeto e apelaram para que a decisão não fosse adiada.
28/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado inclui Sociologia e Filosofia no currículo do ensino médio
Filosofia e Sociologia voltam ao ensino médio
Álvaro Dias se diz surpreso com veto de FHC a projeto que inclui Sociologia no ensino médio
Távola justifica veto presidencial a projeto que inclui Sociologia no ensino médio
Plenário vota inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio
Aprovada a inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino de nível médio