Senado inclui Sociologia e Filosofia no currículo do ensino médio
Relator da matéria, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) defendeu sua aprovação dizendo que, se o ensino médio deve assegurar ao estudante uma sólida formação cultural vinculada ao contexto social em que se desenvolve, é injustificável a ausência de matérias como Filosofia e Sociologia nesse currículo.
Ele sustentou que essas disciplinas são fundamentais para a construção da cidadania e da democracia, pois constituem chaves para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e para o estabelecimento de relações responsáveis do indivíduo com a coletividade a que pertence.
Conforme Álvaro Dias, o que o Plenário debatia naquele momento era o modelo de escola desejado para o Brasil, que pode ser retrógrado ou avançado. Ele lastimou a posição daqueles que não desejam mudanças e ensinou que, sem Sociologia e Filosofia, o ensino estará distante dos propósitos anunciados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O mesmo entendimento foi manifestado pelos senadores Paulo Hartung (PPS-ES), Marina Silva (PT-AC), Tião Viana (PT-AC), Roberto Saturnino (PSB-RJ), Emilia Fernandes (PT-RS), Ademir Andrade (PSB-PA), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Arlindo Porto (PTB-MG), Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e Maguito Vilela (PMDB-GO).
Já o líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR), manifestou-se contra o projeto. Ele argumentou que a aprovação da matéria gerará inúmeros problemas operacionais, em razão de o Brasil não ter professores em número suficiente para essas disciplinas.
Jucá afirmou que cidades do interior terão sérias dificuldades para contratar professores de Filosofia e Sociologia simplesmente porque não os formaram. Também afirmou que a LDB já supre o ensino médio com esses ensinamentos, ao determinar que eles sejam ministrados dentro do currículo de outras matérias.
18/09/2001
Agência Senado
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