Adiado depoimento do ex-tesoureiro do PT



Previsto para hoje à tarde, o depoimento do ex-tesoureiro do PT, Jairo Carneiro dos Santos, à CPI da Segurança Pública foi adiado para a próxima quinta-feira, a partir das 10h. O motivo foi o atraso de companhias telefônicas e bancos na entrega de documentos sobre os sigilos telefônico e bancário do depoente à comissão.

Segundo o presidente da CPI, deputado Valdir Andres, as instituições financeiras remeteram apenas o extrato da conta bancária de Jairo Carneiro, sem enviar dados sobre aplicações, fundos de investimento e poupança do ex-tesoureiro. Algumas empresas de telefonia também não concluíram o repasse de informações secretas sobre as ligações de Carneiro. “Todos os documentos devem estar entregues ainda hoje, para termos tempo hábil de analisá-los antes da próxima reunião”, afirmou Andres.

Pela manhã, os deputados ouviram três jornalistas do jornal Diário Gaúcho que entrevistaram Jairo Carneiro em 1998, quando ele denunciou que bicheiros doavam dinheiro para a compra da atual sede estadual do PT. Carlos Henrique Nunes, Claiton Magalhães e Plínio Nunes informaram que foram feitas duas entrevistas gravadas com o ex-tesoureiro sobre o Clube de Seguros da Cidadania e a compra da sede do partido. Também disseram que mantiveram contatos com todas as pessoas físicas e jurídicas que contribuíram financeiramente para a campanha de Olívio Dutra às eleições de 1998.

O relator da CPI, deputado Vieira da Cunha, vai solicitar à diretoria do jornal as duas fitas com as entrevistas. O parlamentar também agendou para a próxima quinta-feira à tarde as oitivas de Ivo Toledo Borne e Betina Borne, ex-proprietários do prédio onde hoje funciona a sede do PT.

Na busca de maiores dados, Andres encaminhou á Sociedade de Engenharia uma avaliação do valor do imóvel de 726 metros quadrados, vendido à época por R$ 310 mil. “Precisamos saber se o estabelecimento foi ou não vendido abaixo do preço de mercado”, argumentou.

Bisol- Entre os requerimentos votados hoje, a comissão aprovou por unanimidade os depoimentos dos secretários da Justiça e Segurança e da Fazenda, José Paulo Bisol e Arno Augustin, do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Gerson Nunes Pereira, e do chefe de polícia José Antônio de Araújo. Quarta-feira, a partir das 10h, a CPI realiza reunião extraordinária em Bagé com representantes da área de segurança pública e autoridades locais.


10/15/2001


Artigos Relacionados


CPI: Contradições marcam depoimento de ex-tesoureiro do PT

CPI: Contradições marcam depoimento de ex-tesoureiro do PT

CPI: Contradições marcam depoimento de ex-tesoureiro do PT

Relator aponta contradições no depoimento do ex-tesoureiro do PT

Depoimento de procuradores que ocorreria no dia 17 é adiado

Adiado depoimento de Vaccari na CPI das ONGs.