CPI: Contradições marcam depoimento de ex-tesoureiro do PT
O depoimento de hoje (18) do ex-tesoureiro do PT Jairo Carneiro dos Santos à CPI da Segurança Pública foi marcado pela contradição. Ele negou ter recebido duas ligações de dirigentes do partido no dia de seu primeiro depoimento à Comissão, em 26 de junho passado, apesar de o deputado Vieira da Cunha (PDT), relator da CPI, ter apresentado extratos telefônicos do celular do depoente confirmando as chamadas.
"Suas explicações foram muito vagas e não convenceram os parlamentares", disse o presidente da CPI, deputado Valdir Andres. Conforme dados do extrato, o primeiro telefonema foi efetuado às 15h45min, com duração de aproximadamente três minutos. O segundo, às 19h20min, quando Carneiro já depunha na Assembléia Legislativa. O provável autor de uma das chamadas, segundo o deputado Vieira da Cunha, é Marcel Frison, integrante da comissão de sindicância que expulsou o ex-tesoureiro do PT, em julho de 2000, e seu sucessor como tesoureiro do partido. Carneiro afirmou que naquele dia atendeu apenas a um jornalista.
Os parlamentares também estranharam quando o ex-tesoureiro revelou que ligou para o secretário-geral do PT, Paulo Ferreira, na véspera de seu último depoimento. "É no mínimo estranho que ele mantenha relações de amizade com essas pessoas", declarou Andres.
O ex-tesoureiro afirmou, ainda, que a dívida de R$ 37 mil com o partido - provável motivo de sua expulsão - foi paga com ajuda de familiares.
Depois de Carneiro, depuseram os ex-proprietários do prédio vendido ao Clube de Seguros da Cidadania em 1998, Ivo Toledo e Betina Borne. Eles confirmaram que as negociações para a compra do imóvel foram feitas diretamente pelo diretor da entidade, Diogenes de Oliveira. Segundo Betina, o Clube antecipou em dinheiro o pagamento das 19 parcelas, quitando o imóvel em seis meses.
Novos depoimentos
Na próxima segunda-feira (22), irão depor representantes de 24 empresas que contribuíram com doações para a campanha de Olívio Dutra ao governo do Estado. A reunião começa às 9h, no plenarinho da Assembléia Legislativa.
10/18/2001
Artigos Relacionados
CPI: Contradições marcam depoimento de ex-tesoureiro do PT
CPI: Contradições marcam depoimento de ex-tesoureiro do PT
Relator aponta contradições no depoimento do ex-tesoureiro do PT
Adiado depoimento do ex-tesoureiro do PT
Saturnino vê contradições definidoras em depoimento de Arruda
Casagrande aponta contradições no depoimento de Renan