Adiado exame da programação monetária trimestral



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu adiar o exame de mensagem do governo (MSF 01/07) com a programação monetária para o primeiro trimestre de 2007, que constava da pauta da reunião realizada nesta terça-feira (13). Os senadores optaram por deixar a matéria para data posterior à vida do presidente do Banco Central (BC) à comissão, com toda diretoria da instituição, prevista para depois do Carnaval.

O requerimento para a audiência com a alta direção do BC, na forma de convite, foi aprovado na mesma reunião. O presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP),aproveitou para defender mudanças na forma como a comissão vem apreciando, a cada trimestre, as informações sobre a programação monetária.

Com apoio de outros parlamentares, ele propôs que os dirigentes do BC sempre compareçam à comissão no momento do envio da programação. Assim, argumentou, a comissão terá oportunidade de fazer uma avaliação mais qualificada sobre a política monetária, creditícia e cambial, bem como de sua repercussão sobre a economia.

A mensagem com a programação para o primeiro trimestre, acompanhada de projeções para o ano, traz projeções que indicam uma expansão da base monetária (média dos saldos diários), em 12 meses, de 13,3% para março e 11,5% para dezembro. Os números projetados foram aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro passado.



13/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório trimestral de política monetária é inócuo, diz Garibaldi

Comissão quer formalizar debate trimestral com presidente do BC sobre a política monetária

Adiado exame do projeto da reforma administrativa

Adiado exame da PEC que muda regra de tramitação das MPs

Adiado exame de novas regras de distribuição do FPE

Adiado para dia 26 exame de vetos polêmicos