Adiado para dia 26 exame de vetos polêmicos



O Congresso voltará a se reunir no próximo dia 26, quando deve examinar 14 vetos presidenciais a projetos de lei que foram retirados da pauta da sessão realizada nesta quarta-feira (13). Esses eram os vetos mais polêmicos da relação de 206 que estavam com exame previsto. A lista dos adiados inclui os vetos a mecanismo, incluído em projeto de Paulo Paim (PT-RS) que estende o reajuste de 16,67% concedido ao Salário Mínimo, em 2006, para todas as aposentadorias e pensões.

A transferência do exame para o dia 26 foi resultado de prévio acordo de líderes, complementado depois de acirrados debates durante a sessão. A oposição cobrava a votação dos vetos ainda nesta quarta (13), enquanto a base governista argumentava em defesa do acordo. Como condição para o adiamento, Paim defendeu que, na próxima sessão, os vetos retirados sejam discutidos e votados um a um, pelo sistema de painel - e não por cédulas.

Mesmo com o uso do painel, a votação continuará sendo secreta. Ainda assim, Paim acha que o acordo obtido foi vantajoso. Segundo ele, se os vetos mais polêmicos fossem apreciados junto com os demais, por votação em bloco, acabariam rejeitados, inclusive o que trata das aposentadorias e pensões.

- Temos agora um pouquinho mais de esperança. Na votação veto por veto, indo para o debate, com argumentos contra e a favor, há muito mais chance de a gente derrubar o veto - argumenta.

Entres os temas adiados, estão ainda o veto presidencial a projeto que garantia uma complementação nos vencimentos de servidores aposentados dos Correios e a outro que cria a profissão de Ecólogo.

O resultado da votação dos vetos examinados hoje ainda está sendo apurado, com divulgação prevista para acontecer ao longo da tarde.



13/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiado para o dia 26 votação de vetos polêmicos

Adiado exame de vetos presidenciais para a próxima semana

Adiado exame de recondução de diretor para a ANTT

Adiado exame de PECs sobre regras para suplentes de senadores

Congresso examina vetos polêmicos. Sessão pode ser suspensa.

Paim quer compromisso sobre data de votação de vetos polêmicos