Adulteração do leite será tema de audiência pública na CDH



As recentes denúncias veiculadas pela imprensa brasileira sobre adulteração do leite com a adição de soda cáustica, água oxigenada e outras substâncias prejudiciais à saúde - e que já vêm sendo investigadas pela Polícia Federal por meio da Operação Ouro Branco - serão discutidas em audiência pública pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O requerimento para a realização do debate, de autoria do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado em reunião do colegiado nesta quinta-feira (1º) e prevê também a participação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Ao comentar a realização da audiência pública, Paim lembrou que somente em seu estado foram apreendidos mais de 700 mil litros de leite adulterados.

- Esse problema está se espalhando por todo o Brasil. Essa discussão inicia-se com a audiência pública, mas, com certeza, vai terminar em uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) - afirmou Paim, ao lembrar que nesta quarta-feira iniciou-se a coleta de assinaturas para a criação de uma CPI mista, com a participação de senadores e deputados, para investigar a questão.

Ainda sem data marcada para ocorrer, o evento pretende contar com a participação de representantes de cooperativas de leite, de empresas que comercializam o produto,além de funcionários dos Ministérios da Justiça e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também serão convidados a participar representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon).



01/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Autismo será tema de audiência pública na CDH

'Crack' será tema de audiência pública

ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública

ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública

Crise na Venezuela será tema de audiência pública

Manutenção de aeronaves será tema de audiência pública